encontro-interdisciplinar-estudo-ufc-letras
A décima terceira edição do Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários já tem data marcada: de 30 novembro a 2 de dezembro. Realizado pela Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), o evento pretende “ultrapassar os muros da academia, propondo debates e problematizações acerca da literatura como arte e sua relação com o mundo”. Entre os debatedores estão Silvero Pereira (ator), Alberto Pucheu (UFRJ), Gabriela Reinaldo (UFC), Claudicélio Rodrigues (UFC) e Claudiana Alencar (Uece). A submissão de trabalhos e a inscrição para participar como ouvinte seguem até a próxima sexta-feira, 4 de novembro.

“O XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários centraliza suas discussões em torno de uma tríade fora da qual nosso tempo seria impensável: Literatura, política e outras artes. Naturalmente, a Literatura e as artes com que dialoga são os primeiros campos disciplinares convocados em um evento que tem na interdisciplinaridade seu eixo de sustentação. Mas inserir política – literal e metaforicamente – entre esse par tradicionalmente consagrado gera uma questão de interpretação no mínimo provocadora: política, então, é arte? E por extensão: se o é, qual é a sua natureza?, quais são seus procedimentos?, como se coaduna ao discurso literário?”, enfatiza a organização do evento em material de divulgação enviado ao Leituras da Bel.

 

“São questões propostas pela própria história do Brasil, que em distintos momentos iluminou alguns de nossos ‘movimentos’ literários, da Semana de 22 à geração mimeógrafo e sua poesia marginal. Nessa esteira, também a poesia do contemporâneo, para falar de nossos dias, fez do poema seu coquetel molotov. Exemplos disso são os episódios paradigmáticos e de fundo sensivelmente político que atravessam a constituição de trabalhos coletivos como Vinagre: uma antologia de poetas neobarracos (2013) e 29 de abril: o verso da violência (2015)”, completa a organização.

Serviço
XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários
Quando: 30 de novembro, 1º de dezembro e 2 de dezembro
Onde: CH I (Avenida da Universidade, 2683 – Benfica)
Outras informações no link!

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles