Foto: divulgação

Foto: divulgação

O filme Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo ganha versão em livro, que será lançada nesta terça-feira, 13, no Centro Dragão do Mar

O sertão de Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo é contemporâneo. Retratadas pelos cineastas Karim Ainouz e Marcelo Gomes em filme que durou anos para ser concluído, as paisagens ganharam significado também nas páginas de um livro, que será lançado nesta terça-feira, 13, no Centro Dragão do Mar. A publicação impressa não é o roteiro do longa. Mas – como explica Karim em entrevista ao Leituras da Bel por telefone – um apanhado de imagens com cenas importantes e frases do filme.

Os dois cineastas vão participar do evento de lançamento em Fortaleza. Haverá exibição do filme e conversa sobre a construção da obra poética. “O livro é o diário do personagem que está viajando”, diz Karim. No enredo do filme, o geólogo Zé Renato realiza uma pesquisa no sertão nordestino e atravessa todo o caminho de um canal de irrigação. Enquanto se depara com as múltiplas paisagens sertanejas, ele tenta esquecer um relacionamento frustrado.

Além das fotografias, o livro contém ilustrações. “Algumas imagens estão no filme e algumas são referências. As ilustrações são inspiradas no personagem que está viajando pelo sertão para tentar afogar uma dor de cotovelo”. O livro foi concebido pelo artista plástico paulista Artur Lescher com coordenação dos produtores Daniela Capelato e João Júnior.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Conforme explica Karim, as filmagens foram realizadas antes do roteiro do longa ser concebido – em um processo inverso ao feito usualmente. Com o livro aconteceu a mesma dinâmica. A ideia inicial, ele diz, era lançar um DVD com o filme. “Mas achamos que tinha algo faltando”, conta. Nesse momento surgiu a ideia de produzir um livro a partir de Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo. Dessa forma, a publicação trará o DVD encartado.

viajo03

Saiba mais
O lançamento do livro é promovido pelo Porto Iracema das Artes em parceria com a REC Produtores e Edições Sesc/SP. Karim, Marcelo e o cineasta Sérgio Machado são tutores do Laboratório de Audiovisual do Porto, que anualmente desenvolve roteiros cinematográficos de artistas iniciantes.

As atividades desta terça-feira acontecem em consonância com a Mostra de Artes do Porto Iracema. Os trabalhos desenvolvidos nas diversas linguagens, ao longo de 2016, serão apresentados em shows, exibições e espetáculos.

Serviço
Exibição do filme Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo e lançamento do livro homônimo
Presença de Karim Ainouz e Marcelo Gomes
Quando: terça-feira, 13, a partir das 19 horas
Onde: Cinema do Dragão do Mar
Preço do livro: R$ 64
Entrada gratuita
Outras informações: 3488 8600
Mostra de Artes do Porto Iracema
Veja programação completa: http://bit.ly/2eDrK8Q

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles