Ana Miranda, escritora

O Clube de Leitura Escritoras Cearenses, que realizou os primeiros encontros em 2016, retoma as atividades. A primeira obra trabalhada é Desmundo, de Ana Miranda, obra publicada pela Companhia das Letras em 1996. A entrada é gratuita e o encontro acontece no Espaço O POVO de Cultura e Arte, no dia 26 de setembro, terça-feira, a partir das 19 horas. Os encontros vão acontecer sempre nas últimas terças de cada mês.

A mediação é da poetisa Mika Andrade, criadora do projeto Escritoras Cearenses (@escritorasce no instagram), e da jornalista Isabel Costa (eu, né, kkkkk).

Vamos fazer um momento de debate aberto. Todos poderão falar sobre a experiência com os escritos de Ana Miranda.

Leia mais
Veja lista dos clubes de leitura de Fortaleza
Para discutir livros: os clubes de leitura das editoras em Fortaleza

“Este belo romance de Ana Miranda é o relato de uma jovem que atravessou não apenas o oceano Atlântico, mas a linha imaginária que separa a realidade e o sonho, a liberdade e a escravidão, o amor e o ódio, a virtude e o pecado, o corpo e o espírito”, explica a editora Companhia das Letras em material de divulgação do livro Desmundo.

“Numa noite do ano de 1555 chega ao Brasil uma caravela trazendo uma leva de órfãs mandadas pela rainha de Portugal para se casarem com os cristãos que aqui habitavam. Com a mente repleta de sonhos e fantasias, elas pisam pela primeira vez a terra distante, onde um mundo rude, belíssimo, violento as espera. A história dessas órfãs é contada por uma delas, Oribela, com sua visão mítica, espiritual, sensual – uma jovem que costuma ter visões noturnas, ímpetos de partir e muito medo da paixão que habita sua alma”, finaliza a Companhia.

Ana Miranda nasceu em Fortaleza, em 1951. Morou em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Hoje vive no Ceará. Estreou como romancista em 1989, com Boca do Inferno (prêmio Jabuti de revelação). De lá para cá escreveu diversos romances, entre eles Amrik (1997) e Dias & Dias (2002, prêmio Jabuti de romance e prêmio da Academia Brasileira de Letras). Foi escritora visitante em universidades como Stanford e Yale, nos Estados Unidos, e representou o Brasil perante a União Latina, em Roma.

Serviço
Clube Escritoras Cearenses
Desmundo, de Ana Miranda
Mediação: Mika Andrade e Isabel Costa
Quando: 26 de setembro, terça-feira
Horário: 19 horas
Onde: Espaço O POVO (avenida Aguanambi, 282)
Entrada gratuita

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles