A escritora Marcia Tiburi estará em Fortaleza para lançar Feminismo em comum, livro publicado pelo Grupo Editorial Record dentro do selo Rosa dos Tempos. Ao todo, serão lançados oito livros em 2018, entre clássicos e títulos inéditos. O evento de lançamento de Feminismo em comum na capital cearense acontece na próxima quarta-feira, 31, às 19 horas na Livraria Leitura do Shopping RioMar Fortaleza.

Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia (UFRGS, 1999). Publicou diversos livros de filosofia, entre eles “As Mulheres e a Filosofia” (Ed. Unisinos, 2002), Filosofia Cinza – a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (Escritos, 2004); “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero” (EDUNISC, 2008), “Filosofia em Comum” (Ed. Record, 2008), “Filosofia Brincante” (Record, 2010), “Olho de Vidro” (Record 2011), “Filosofia Pop” (Ed. Bregantini, 2011) e Sociedade Fissurada (Record, 2013), Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual (Record, 2014).

Marcia Tiburi

Ela publicou também romances: Magnólia (2005), A Mulher de Costas (2006) e O Manto (2009) e Era meu esse Rosto (Record, 2012). É autora ainda dos livros Diálogo/desenho (2010), Diálogo/dança (2011), Diálogo/Fotografia (2011) e Diálogo/Cinema (2013) e Diálogo/Educação (2014), todos publicados pela editora SENAC-SP. Em 2015 publicou Como Conversar com um fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro (Record, 2015). É colunista da revista Cult.

Rosa dos Tempos

O Grupo Editorial Record divulgou os outros títulos da coleção que serão lançados ainda ano primeiro semestre de 2018. São eles:

O MITO DA BELEZA, de Naomi Wolf
O livro mostra como a indústria da beleza e o culto à mulher perfeita manipulam imagens que minam a resistência psicológica e material femininas. Para a autora, ao se curvar às exigências de um corpo perfeito, aderindo a dietas, cirurgias e cosméticos caros, a mulher perde força na sociedade. O livro fala sobre violência contra esse corpo feminino, abordando, de um lado, a indústria pornográfica e a cultura do estupro, e de outro, intervenções cirúrgicas desnecessárias. Também trata das doenças relacionadas à busca pela perfeição, como a bulimia e a anorexia.

“MAMÃE&Eu&MAMÃE”, de Maya Angelou
Poeta premiada e ativista dos movimentos negro e feminista nos Estados Unidos, Maya Angelou escreveu diversos livros, entre eles uma série de autobiografias. Em “Mamãe&Eu&Mamãe”, ela conta o relacionamento com sua mãe, como e por que ela deixou de viver com Maya e o irmão mais velho. Na obra, ela fala sobre como passou a entender e amar a mãe e como esta a ajudou em momentos difíceis, como quando se tornou mãe solteira, e os altos e baixos de sua carreira como atriz e escritora.

“A TERRA DAS MULHERES”, de Charlotte Perkins Gilman
A autora teve seu conto “O papel de parede amarelo” lançado recentemente pelo Grupo Record, na editora José Olympio. Escrito em 1915, “A terra das mulheres” é uma utopia sobre uma sociedade habitada apenas por elas e altamente desenvolvida. O lugar é descoberto por homens e, a partir da convivência de ambos os sexos, as mulheres descobrem o machismo e o preconceito. Charlote Perkins Gilman foi uma das maiores feministas da história, tendo lutado pelo direito das mulheres numa época em que o movimento estava surgindo nos Estados Unidos. “A terra das mulheres”, segundo a historiadora Jill Lepore, teria sido uma das obras que inspirou a criação da Mulher-Maravilha em quadrinhos.

Serviço
Lançamento de “Feminismo em Comum” de Márcia Tiburi
Quando: quarta-feira, 31, às 19 horas
Onde: Livraria Leitura do Shopping RioMar Fortaleza (rua Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Entrada gratuita

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles