Leituras da Bel

Veja dicas para otimizar o tempo de leitura

1003 4

Você gostaria de ter mais tempo para realizar leituras mas parece ficar perdido entre tantos livros e capítulos atrasados? É um sentimento comum. Queremos ler mais obras e os outros compromissos da vida acabam boicotando nossa rotina leitora. Ao longo da vida, eu aprendi algumas técnicas para otimizar o tempo de leitura. São atitudes pouco complexas, de fácil execução. Cada minuto dedicado ao livro é um avanço, sim! Afinal, é de página em página que um livro é terminado.

Foto: Sara Maia

Tempo de leitura

1. Carregue sempre um livro com você para momentos ociosos – como espera em consultórios médicos e filas. Você vai aprender que os exemplares de bolso são salvadores!

2. Estabeleça um horário fixo para realizar a leitura de algumas páginas a cada dia. Algumas páginas lidas antes de dormir garante a sensação de “dever cumprido” e um sono bom.

3. Participe de desafios literários. É possível encontrar diversas modalidades no instagram. Os leitores se propõem a ler determinado gênero ou autor e avançam juntos na leitura.

4. Busque um clube de leitura – Fortaleza tem dezenas! – e compartilhe as suas impressões. Saber que terá outras pessoas para conversar ajuda na disciplina da leitura e na finalização.

5. consegue terminar um romance longo e fica frustrado? Tente os livros de crônicas ou de contos, que são textos mais enxutos e podem ser lidos de uma só vez.

6. Esqueça o celular nos momentos de leitura. Eu coloco o celular no modo avião e “adeus mundo exterior”.

7.Não se cobre em excesso. A leitura é uma atividade particular e cada pessoa tem um ritmo.

E vocês? O que fazem para otimizar as leituras? Contem para mim nos comentários!

Recomendado para você

4 Comentários

  • Paulo Henrique Passos disse:

    De todas as dicas – muito boas! – as que mais faço é levar sempre uns três livros na mochila e esquecer o celular. Uma coisa que faço e que, pra mim, torna a leitura ainda mais proveitosa, não exatamente em relação ao tempo, mas à leitura em si, é grifar partes que eu gosto, escrever nas margens. Na verdade, com isso a leitura fica até mais lenta, mas mais intensa.

    • Colaboradores LDB disse:

      Pois é! Às vezes, é bom privilegiar a qualidade da leitura, e não a quantidade de leitura. Também gosto de grifar quando os livros são meus. Leio muito de biblioteca e gosto de deixar os livros limpinhos para os próximos leitores. Então, aprendi a ter caderninhos para fazer anotações. <3

  • Carlos Augusto disse:

    Como faço pra participar de um clube de leitura?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *