Estão abertas as inscrições para o curso Dramaturgia Feminina e Liberdade de Escrita, ministrado por Sara Síntique e Manoela Elias na Vila das Artes. A formação é gratuita e as inscrições seguem até o dia 10 de outubro. “Esse curso pretende apresentar um recorte da Literatura Dramática escrita por mulheres (brasileiras e estrangeiras), abordar a diversidade de discussões políticas que seus textos trazem à sociedade, levando em conta seus contextos de vida e a relevância de suas obras. Assim, colocaremos em primeiro plano a dramaturgia realizada por mulheres que, por vezes, foram/são invisibilizadas e denotaremos a multiplicidade e a força de nossas lutas. Nós pretendemos também estimular a criação de textos dramáticos pelas mulheres participantes do curso, ou seja, o curso também terá aulas voltadas à escrita criativa”, explica o material de divulgação da formação.

Sara Sintique

Dramaturgia Feminina

A formação é destinada para mulheres – cis e trans – com idade acima de 18 anos e que tenham interesse em literatura dramática e discussões sociais. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de outubro. As aulas acontecem entre 15 de outubro e 14 de novembro. Clique no link para mais informações!

A formação é ministrada por Sara Síntique e Manoela Elias. Sara Síntique é escritora, atriz e educadora. Mestra em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também se graduou em Letras Português – Francês. Autora do livro de poesia Corpo Nulo (Editora Substânsia, 2015). Escreve poemas quinzenalmente para o blog Leituras da Bel (Jornal O Povo). Já teve textos publicados na Antologia de Poemas Eróticos – Mulheres Cearenes e nas revistas Escamandro, Literatura BR, Diversos Afins, Gueto e Saúva.

Já Manoela Elias é mestra em Mídias, Comunicações e Práticas Críticas pela Universidade de Artes de Londres (2017) e graduada em Belas Artes pela Unifor (2012), com habilitação em Teatro. Iniciou no teatro ainda no ambiente escolar. Na universidade, apaixonou-se por direção teatral, por treinamento de ator e por entrecruzamentos de linguagens artísticas. Fundou o grupo “Múltiplos – Núcleo de estudo e pesquisa em Teatro”, no qual dirigiu “O Despertar da Primavera — O Musical” (2012/2013), seu trabalho de conclusão de curso. Prossegue na pesquisa teatral, em Fortaleza, montando novos trabalhos, participando de outros grupos e espetáculos e guiando o grupo de estudos “Histerias Coletivas – Uma cartografia da ausência delas”, no qual levanta discussões sobre dramaturgias do feminino, práticas de invisibilidade da mulher na dramaturgia escrita por homens, em busca de retomar e ressignificar o espaço das Mulheres no teatro Brasileiro.

Serviço
Curso “Dramaturgia Feminina e Liberdade de Escrita”, com Sara Síntique e Manoela Elias
Período de inscrição: de 24 de setembro a 10 de outubro
Realização: 15 de outubro a 14 de novembro, segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, das 18h às 20h30min e aos sábados, das 13h às 16 horas
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)
Mais informações: (85) 3252.1444
viladasartesfortaleza.com.br

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles