A Livraria Dummar inaugurou um ponto de livros livres. A iniciativa pretende fomentar a literatura em Fortaleza e mediar os encontros entre os leitores e os livros. Instalado em uma mesa, o dispositivo cultural tem uma logística simples: os usuários deixam livros e pegam outros. Podem ser feitas várias trocas no mesmo dia, mas é importante sempre repor o estoque com algum livro – para que novos leitores sempre encontrem a mesa abastecida. Não é necessário pagar taxas ou fazer compras na livraria para participar da dinâmica de trocas. O intuito é incentivar o hábito da leitura em Fortaleza e criar vínculos entre livros, espaços e leitores.

A mesa de trocas foi inaugurada durante a III Feira de Livros da Livraria Dummar, que aconteceu entre 3 e 6 de outubro com diversificada programação.

Os livros livres são uma onda permanente em Fortaleza. Cafeterias, escolas, universidades, padarias e outros estabelecimentos têm montado seus próprios pontos. Os clientes podem consultar, trocar e buscar exemplares nesses locais – que atendem diversos gêneros literários e estilos. A Livraria Dummar entra, então, em uma corrente de incentivo ao hábito de leitura – proporcionando o acesso a exemplares de seu acervo e troca entre seus leitores.

Minha troca: livro de contos do Sesc pelo Recortes da Diáspora Síria

Livraria Dummar

O acervo inicial foi de 15 livros da Editora Dummar – incluindo títulos infantis, lançamentos e perfis biográficos de personalidades cearenses. As editoras da Editora Dummar, Regina Ribeiro e Marina Solon, também colaboraram com alguns livros de seus acervos pessoais. E, claro, o Leituras da Bel passou pela mesa e deixou alguns livros. A mesa de trocas funciona no mesmo horário da Livraria Dummar – das 8 horas às 20 horas, de segunda-feira a sexta-feira. O acesso é totalmente livre e gratuito.

Serviço
Mesa de Troca – Livros livres da Livraria Dummar
Onde: Espaço O POVO de Cultura e Arte (Avenida Aguanambi, 282)
Quando: das 8 horas às 20 horas, de segunda-feira a sexta-feira
Uso gratuito!

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles