Há algo de mágico na mistura de ingredientes. Manteiga é apenas manteiga. Farinha é apenas farinha. Leite é apenas leite. Reunidos na ordem, na temperatura e na combinação corretas – entretanto – eles se transformam em novos sabores e novas texturas. A Fernanda Meireles, fanzineira e agitadora cultural, é responsável por uma frase que eu sempre repito: “transforme isto em outra coisa”. A cozinha é assim. Nossa oportunidade de fazer alquimia, transmutação, de um grupo de ingredientes para uma comida maravilhosa.

Ao longo de 2018, eu tenho me aventurado mais entre a geladeira e o fogão. Cozinha nunca foi o meu ambiente favorito. Mas eu sempre tive algumas receitas cativas. Bolos feitos por mamãe na infância, doces aprendidos em viagens, receitas copiadas de versos de embalagens. E nada é mais prazeroso do que fatiar um bolo enquanto abro um livro. Comer e ler são atividades que, para mim, estão intrinsecamente ligadas. Tudo faz parte de um ritual particular, único. Leitura é processo. Cozinhar também. Experimentei todas as receitas descrita nesse livro, novamente e novamente, nos últimos meses. Tem outra frase da Fernandinha: “não se sovina amor”. Cozinhar também é amor, eu acho. E eu compartilho aqui um pouco do meu amor com você.

Uma cena de Julie&Julia <3

Vou disponibilizar a primeira parte do livro gratuitamente. Basta clicar nos links e baixar os pdfs. Há dois modelos para leitura. Escolha aquele que mais gostar. Esses arquivos são apenas o começo de um projeto maior que estou criando em papeis avulsos e notas no celular. Será algo impresso no futuro? Talvez. É isso. Aproveitem o Receitas Literárias. Quem quiser, enfim, pode deixar as opiniões nos comentários ou através do instagram @leiturasdabel ou do email leiturasdabel@gmail.com. Ah, e se alguém testar alguma receita, por favor, manda fotografia para mim! Ou me convida para comer, é claro!

O arquivo está disponível aqui!

E há outra versão de impressão aqui!

Cena de Julie&Julia, mas poderia ser eu mesma cozinhando 🙂

O Receitas Literárias é uma forma de entrar em outro ambiente: a cozinha. Claro, eu não sou uma especialista e pouco – ou nada – entendo da química dos ingredientes como uma profissional. Mas gosto de me aventurar. E as seis receitas do livro são verdadeiramente boas e fáceis. E elas são significativas para a minha vida, para a minha família, para a minha relação com o mundo. O projeto gráfico do Receitas Literárias foi desenvolvido pelo Lucas Jansen – estudante de Design Gráfico e aventureiro da Região Metropolitana. Você pode conhecer mais sobre o trabalho do Lucas no instagram @janselucas ou através do email lucasjansec@gmail.com

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles