Um novo canal dedicado especialmente ao conteúdo de literatura infantil está disponível no YouTube. O Papo Letrinhas – criação do beletrista e professor Gleison Castro – iniciou suas atividades em junho. “No canal temos dois personagens: o Glac, que apresenta todo o arco do episódio, e o Papo, que entrará em um determinado momento do canal para interagir com o Glac. A proposta do canal, em um primeiro momento, é incentivar as crianças a procurar entender os significados de alguns temas. Temas esses, os quais julgamos ser de muita relevância para o desenvolvimento intelectual das crianças. Nosso intuito é fazer isso por meio da apresentação de mitos e de histórias contidas nos livros infantis”, explica Gleison Castro em entrevista ao blog Leituras da Bel.

Clique aqui para acessar o Papo Letrinhas!

Os episódios serão lançados sempre às 10 horas, semanalmente nas quartas-feiras. Segundo Gleison, o Papo Letrinhas é estruturado em três blocos: “Apresentação do tema do episódio; Apresentação do mito (gregos, latinos, nórdicos, etc.) relacionado ao tema; e Apresentação do livro relacionado ao tema”. Divertido e instrutivo, o novo canal pretende atender crianças com idade até nove anos. “A ideia é proporcionar conteúdo de qualidade na internet para crianças”, reforça.

“A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, estimulando certas emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Por causa da Pandemia e do isolamento social imposto por ela, esse está sendo um período no qual as crianças estão confinadas em casa, e por consequência tem-se um número cada vez maior de crianças acessando conteúdos na internet que não lhes agregam valores morais e/ou sociais e muito menos fomentam o desenvolvimento cognitivo e intelectual dessas crianças. Por esse motivo, no nosso entendimento, é de extrema importância estimular e a vivência da literatura infantil de qualidade”, explica o criador de conteúdo.

Gleison também é aluno do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor). Ele tem larga experiência com criação de roteiro e planejamento pedagógico para a rede pública de ensino. É formado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Entre as referências de leitura dele estão O meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos;  Pé de Pilão – Mário Quintana; O menino maluquinho – Ziraldo; e Marcelo, marmelo, martelo – Ruth Rocha. “O infantil está relacionado às crianças que buscam o aprendizado no lúdico, aos conteúdos que lhes agregam valores, está relacionado a própria vivência de ser criança, e ao ato de experienciar a infância, propriamente dita. Enquanto o termo infantilóide está relacionado à produção e ao consumo de conteúdos que em nada agregam ao desenvolvimento social, emocional, psíquico e ou intelectual da criança”, explica.

A internet, ele explica, pode ser um veículo para divulgar a boa literatura. “Antes de escritores se tornarem conhecidos, em qualquer local onde residam, sempre se fez necessário utilizar-se de uma boa forma de divulgação do seu trabalho para, então, conquistar o seu público alvo. A internet, por meio de uma tela – seja ela de computador, celular ou tablet -, possibilitou a estruturação de um ambiente virtual capaz de conectar, reunir em um mesmo ambiente, pessoas de diferentes partes do mundo e localidades, e, principalmente, pessoas de diferentes culturas”.

E completa: “É essa dinâmica moderna, instaurada no século XXI, que pauta o relacionamento entre as pessoas das mais diferentes partes do mundo através de uma tela, possibilitando o contato virtual, on-line, entre emissor da mensagem e receptor dessa mesma mensagem. Com a internet pode-se expandir o universo cultural e transportar indivíduos para casas do mundo inteiro, compartilhar eventos, páginas e divulgar nomes de recém chegados ao mercado cultural — seja do meio literário, do teatro, da música, do cinema ou advindos de outros nichos”, finaliza.

Serviço
Papo Letrinhas
Vídeos novos toda quartas-feira, sempre às 10 horas
Veja mais aqui!

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles