A série de encontros Entrelivros reúne profissionais de importância no cenário editorial independente. As atividades acontecem entre fevereiro e junho, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22 horas. A programação aborda todas as etapas de produção de um livro e traz reflexões sobre seu conteúdo, sua materialização e aponta novos caminhos e tendências do mercado editorial no Brasil. São 5 encontros entre fevereiro e junho. As inscrições acontecem mensalmente e os encontros serão realizados através da Plataforma Microsoft Teams. O evento é promovido pelo Sesc de São Paulo.

Clique aqui para realizar as inscrições!

A mediação é de João Correia Filho. É jornalista de formação e desenvolve projetos em que literatura, fotografia e viagens se misturam. É autor de diversos guias turísticos literários de importantes cidades, como Lisboa em Pessoa, À luz de Paris, São Paulo, literalmente e Buenos Aires, livro aberto, que inauguraram um novo estilo de livros para viagem. Lisboa em Pessoa foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2012, na categoria Turismo.

Veja a programação completa:

25 de fevereiro
A formação de leitores e seus desafios
Convidada: Bel Santos Mayer
É educadora social, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário
– IBEAC, co-gestora da Rede LiteraSampa, formadora de jovens mediadores de leitura, docente da pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens do Instituto Vera Cruz. Sua pesquisa de mestrado (EACH/USP), foi sobre a contribuição das bibliotecas comunitárias para o estudo das mobilidades.
Inscrições a partir de 17 de fevereiro.

Anna K Lima é escritora e publisher da Aliás Editora

18 de março
Literatura de militância
Convidada: Anna K. Lima
Em 2018, viajou para diversas capitais ofertando formações em escrita para o projeto Arte da Palavra, do Sesc. É escritora e fundadora da Aliás Editora, sediada em Fortaleza (CE), que publica obras exclusivamente de mulheres. Escreve para o blog Claviculário. Realiza encontros, saraus, debates, exibições e ações de escrita feminina/ feminista, buscando ocupar espaços no mercado editorial, majoritariamente masculino.
Inscrições a partir de 9 março.

Marina Ávila

15 de abril
O financiamento coletivo de livros
Convidadas: Marina Ávila e Valquíria Vlad
São autoras do livro Crowd – O guia do financiamento coletivo para autores e editores de livros (2020). Marina é produtora editorial, capista de livros e fundadora da Editora Wish. Apaixonada por ajudar autores e editores a publicarem o que acreditam. Valquíria é romancista, contista e publicitária cearense. Atualmente, trabalha na Editora Wish como gerente de marketing e editora assistente, além de atuar como analista de comunidade no Catarse. Inscrições a partir de 06 de abril.

20 de maio
O mercado editorial independente
Convidado: Cid Vale
Bacharel em Letras-Português pela FFLCH-USP, é editor e sócio do Sebo Clepsidra, com três livrarias e uma editora independente focada nos imaginários gótico, romântico e decadentista. Foi editor da revista eletrônica Carcasse.com e organizou os livros Voivode e As Trevas e Outros Poemas de Lord Byron. Em 2018, deu início à Coesão Independente, uma liga de editoras independentes conectadas por ações de ajuda mútua.
Inscrições a partir de 11 de maio.

17 de junho
Livros e leis de incentivo
Convidadas: Milena Marques e Elisa Taemi
Formadas em Relações Públicas pela Unesp/ Bauru. Produtoras e sócias da Nascedouro Gestão Cultural, empresa criada em 2011 especializada em planejamento e implantação de editais. Atuam como professoras nos cursos de Produção Cultural do Senac Lapa Scipião. Milena é pós-graduada em Gestão e Cooperação Cultural Ibero-Americana pela Universidade de Barcelona. Elisa é pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC.
Inscrições a partir de 8 de junho.

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles