Dezoito autoras foram publicadas na coletânea As Cidades e As Memórias, livro concebido e fomentado pela Aliás Editora. Isabella Stephan, Branca Sobreira, Cris Frota, Liziane Menezes, Rayan Ferreira, Caroline Diniz, Sabrina Morais, Joyce Sousa, Suzane Dias, Naiana Gomes, Ana Mello Afonso, Letícia Graciano, Cibele Uchoa, Ametista Pinho, Luisa Fenizola, Bruna Portella, Paloma Pajarito e Flávia Cohin são as autoras escolhidas para participar da obra. Elas encaminharam trabalhos – textos e imagens – que foram selecionados por um time de curadoras.

Clique aqui para comprar!

As autoras foram escolhidas em um grupo de 300 trabalhos enviados após convocatória da Aliás Editora. A obra foi selecionada na Chamada Pública para Seleção e Aquisição de Acervo Bibliográfico de Produção Cearense para O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará – Lei Aldir Blanc – 2020. Cada uma das 423 bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas vai receber dois volumes da obra. Se desejar, você pode adquirir um exemplar nos nossos canais de venda (ver serviço).

A curadoria foi realizada por Kah Dantas, Jéssica Teixeira, Ritinha, Tais Bichara, Tuyra Maria, Priscila Reinaldo e Renata Rocha. As Cidades e As Memórias tem projeto gráfico e diagramação de Jéssica Gabrielle Lima, revisão e apresentação de Isabel Costa e coordenação editorial de Anna K. Lima. A capa é da artista Letícia Graciano.

“Este livro é (mais) uma forma de refletir sobre nossas relações com as cidades, nesse mundo que ainda não entendemos muito. E, se entendemos, precisamos dizer sempre que possível. Tá tudo revirado e, ao mesmo tempo, mais conectado que nunca. A obrigação de parar, se distanciar fisicamente nos colocou a adiar os abraços, atrasar as contas, chorar em horários alternados. Enquanto tentamos entender essa fase de luto (sim, nada será como antes, dizem as especialistas de catástrofes mundiais, filósofas e pensadoras contemporâneas), nos conectamos e resgatamos lembranças antes escondidas, outras nem tanto, tão latentes na superfície, esperando serem remexidas com as pontas dos dedos, como numa tentativa do novo encontro”, explica Anna K. Lima, publisher da Aliás.

A publicação As Cidades e As Memórias é a segunda parte de um projeto coletivo para publicação de mulheres. A primeira etapa – chamada As Cidades e Os Desejos – teve a participação de 23 artistas. A nova obra também está disponível para leitores e para leitoras interessadas através dos canais oficiais da Aliás Editora.

Aliás é uma editora independente, que surgiu em 2017 com o objetivo de publicar livros, zines e outras publicações artesanais nos mais diversos gêneros, com ênfase na literatura e nas artes visuais. A proposta inclui a publicação de mulheres e de pessoas trans nas conexões produtivas do livro e da literatura, buscando viabilizar a inserção de autoras (inéditas ou não) com temáticas que valorizem o papel fundamental da mulher na construção e na potencialidade de territórios mais livres, justos e igualitários. A Aliás Editora é formada por Anna K. Lima, Isabel Costa e Jéssica Gabrielle Lima.

Serviço
As Cidades e As Memórias
Coletânea Aliás
Número de páginas: 96
Preço: R$ 40
Informações: @aliaseditora
Vendas: https://www.aliaseditora.com/

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles