Literatura em Retalhos é uma intervenção poética que une os saberes da literatura e da costura – tecendo os caminhos possíveis entre contos, bordados, crônicas, poemas, roupas e outros saberes artesanais. Na próxima quinta-feira, 14 de abril, as escritoras Isabel Costa e Micélia Oliveira vão realizar a performance poética em uma live especial, às 18 horas. Ao longo da ação serão trabalhados autores da literatura brasileira e estrangeira, tais como Guimarães Rosa, Bell Hooks, Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Hilda Hilst, Adélia Prado, Ana Miranda e outros. A apresentação acontece no instagram @leiturasdabel

A performance poética faz parte da programação Vem pro Sesc.

Também será lida a fanzine Retalhos #1 – um compilado de textos, fotografias e lembranças reunidas em uma correspondência realizada entre Micélia Oliveira e Isabel Costa. A fanzine, que estará disponível gratuitamente par ao público em diversos canais digitais – conta com publicação da empresa cearense Aliás Editora e tratamento gráfico da publisher Anna K. Lima.

Clique aqui e leia a fanzine!

Arquivo pessoal – Micélia de Oliveira

Textos, fotografias e memórias afetivas fazem parte da intervenção artística. Na foto acima, um registro do arquivo pessoal de Micélia de Oliveira.

Isabel Costa e Micélia Oliveira vão conversar sobre experiências pessoais e sobre o arcabouço afetivo que envolve avós, mães e tias. Ao longo da infância, as duas escritoras foram expostas a ambientes de profundo apego por tecidos e linhas e, no mesmo passo, também aprenderam o valor da leitura e da literatura. As experiências pessoais dão o mote da ação.

Isabel Costa
É repórter e mediadora de leituras. Graduada em Letras e especialista em Semiótica. Assina o Blog Leituras da Bel no Portal O POVO online, que trata de literatura e temas convergentes. É integrante-fundadora da Aliás Editora.

Micélia de Oliveira

Micélia de Oliveira
Mãe da Sofia e da Isadora. Formada em Letras. Servidora Pública. Torcedora do Ferroviário. Procrastinadora crônica. Tenho abuso de gente fresca e medo de adoecer. Tem umas lonjuras no peito, mas ainda bem que é passarinho.

Serviço
Literatura em Retalhos – Vem pro Sesc
Quando: quinta-feira, 14 de abril, a partir das 18 horas
Com Isabel Costa e Micélia Oliveira
Instagram: @leiturasdabel

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles