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Não são apenas pesquisas técnicas que garantem êxito de um negócio. É importante investir em autoconhecimento para dominar as possíveis dificuldades que podem surgir no caminho

Ter sucesso no empreendimento é algo que todo empresário almeja. Para atingir esse objetivo, é necessário estar sempre em busca de novas tendências e, principalmente, de conhecimentos. Estabelecer metas, persistência e comprometimento são algumas das dez características comportamentais que a Organização das Nações Unidas (ONU) acredita serem essenciais em um empreendedor.

De acordo com Ana Parente*, muitas vezes, as pessoas lançam-se como empreendedor sem conhecer decisões importantes que, em diversas situações, o profissional precisa tomar. A psicóloga pontua que as características enumeradas pela ONU são capazes de gerar muitos efeitos. “Trata-se de soluções que incentivam as mudanças no comportamento, aperfeiçoando as habilidades de negociação e de gestão de empresa.” A profissional também destaca que as instruções dão ao empresário um extinto mais maduro para resolver algumas situações. “Isso faz com que o empreendedor tenha maior segurança, melhor planejamento e aumenta as chances de sucesso do seu negócio.”

Karina Mônica Negreiros ganhou uma nova visão do mundo empresarial após participar do seminário Empretec, que explica de forma detalhada as dez características comportamentais determinadas pela metodologia da ONU. “Os pontos que são trabalhados são estimulantes. Eu vou buscando entender como cada um pode adequar-se à minha vida, o que aquilo tem a ver com meu perfil. Dessa forma, vou trabalhando no decorrer do seminário”, pontua. Karina participou do curso com o intuito de realizar o sonho de abrir sua própria empresa no ramo alimentício.

De acordo com a empresária, o curso proporciona autoconhecimento. “O curso não te deixa perfeito, claro, mas faz você ver onde é necessário melhorar, onde precisa estudar mais e onde cabe uma consultoria. São exercícios que fazem você enxergar isso”, opina. Conheça um pouco sobre as características comportamentais que um empreendedor, de acordo com a ONU, necessita ter.

1. Busca de oportunidades e iniciativa
O ponto enfatiza que é importante se capacitar para antecipar os fatos e, também, ter esperteza para negociar com novos produtos e serviços. Um empreendedor assim age com proatividade, busca expandir seu negócio e sabe como aproveitar as oportunidades incomuns.

2. Persistência
Ter habilidade para enfrentar os obstáculos é um grande passo para alcançar o sucesso. Um empresário com essa característica não desiste quando enfrenta um problema, mas sim insiste ou reavalia seus planos para superá-lo e atingir o objetivo.

3. Correr riscos calculados
Ser calculista é procurar e avaliar todas as alternativas antes de tomar uma decisão. Dessa forma, as chances de erro serão menores e, com desafios moderados, existem mais chances de sucesso.

4. Exigência de qualidade e eficiência
O item destaca que o empreendedor com essa característica busca sempre ter os melhores serviço e produto para satisfazer a expectativa do cliente.

5. Comprometimento
Nesse ponto, o seminário aborda que é importante ter responsabilidades sobre o sucesso e o fracasso da empresa. Quando necessário, realizar sacrifícios pessoais. Colocar o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo e, também, trabalhar sempre em equipe para atingir os resultados esperados.

6. Busca de informações
A busca de conhecimento é um grande diferencial. Um profissional com essa característica está sempre se informando sobre clientes, fornecedores e concorrentes. Isso faz com que o empreendedor sempre ofereça o melhor serviço.

7. Estabelecimento de metas
Colocar metas para definir os objetivos da empresa de forma clara e mensurável. É importante nesse momento ter uma visão objetiva de longo prazo.

8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
O planejamento é base fundamental para não enfrentar problemas indesejáveis. A organização facilita para que as tarefas sejam objetivas, com prazos definidos e, principalmente, possibilita que o empreendedor adeque rapidamente seus planos às mudanças de mercado.

9. Persuasão e rede de contatos
As características funcionam como forma de estratégia para influenciar e persuadir as pessoas que podem ajudar a atingir o objetivo da empresa. O empreendedor, com isso, consegue apoiadores para seus projetos, desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais.

10. Independência e autoconfiança
Possibilitam que o empresário desenvolva autonomia e confiança para tomar suas próprias decisões. É ideal ser otimista, determinado e transmitir confiança em sua própria capacidade.