(Foto: rawpixel/Pixabay)

Testes de conceitos podem lhe ajudar a saber, antecipadamente, a probabilidade de acerto em seu negócio

Na busca para manter seus negócios em alta no meio de um mercado cada vez mais competitivo, o empreendedor sempre vive a expectativa de impulsionar alguma novidade. Para não fazer algo incerto, é preciso fazer um teste de conceito, que se define como experiências que um gestor deve ter com o público antes de lançar algo novo.

Para o mestre em administração e especialista em marketing Bruno Leitão, a importância de fazer esse teste é apurar se vai haver ou não a validação do seu produto e verificar a viabilidade de um projeto. Ele cita uma frase de Steve Jobs: “as pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas.”

Bruno cita que o primeiro passo é entender qual o público alvo, suas necessidades e compreender em que mercado se está inserido. A partir daí, começa o desenvolvimento para se realizar o experimento. “Antes, a pesquisa de mercado era algo grande. Hoje, a rede social ajuda bastante, eu posso observar a repercussão das pessoas que me seguem, verificar se gera pedido ou não. E já é possível validar a mercadoria de um modo menos complexo que há tempos atrás”, afirma.

O especialista diz que o risco de lançar algo novo sem saber de sua potencial aprovação no mercado é tentar vender algo que pode não repercutir de maneira positiva. Ele adverte que após saber quem é seu cliente alvo, o que ele está usando e quanto ele costuma pagar, o empreendedor deve lançar o produto e realizar as análises.

“A partir do momento que é descoberto que existe a procura, o gestor passa a investir nesse projeto para obter mais resultado”. Bruno acrescenta que ao efetuar um teste de vendas, a probabilidade de erro ao lançar um produto cai muito, pois saber de antemão se existe demanda irá reduzir a margem de erro e evita futuros prejuízos.

O resultado que o empreendedor terá vai depender do mercado em que se atua. “Há uns que são mais simples e outros mais complexos. Logo, a pesquisa terá tempos distintos para cada um”, relata Bruno. Ele ressalta que é necessária uma breve análise do seu campo de atuação para saber com antecipação o quanto é preciso esperar para obter o retorno da apuração. “Ter pequenos prejuízos numa fase de teste pode ser mais vantajoso do que investir muito em algo que não se sabe se renderá”, finaliza.

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