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Se limitar a apenas uma forma de pagamento pode prejudicar as vendas, além de causar constrangimento ao consumidor. Veja opções para oferecer um leque amplo aos clientes

Seu negócio está preparado para atender todos os tipos de clientes? Nos dias atuais, o empreendedor corre riscos ao se restringir na hora de receber o pagamento pela venda de um produto. Ampliar as formas de pagamento traz praticidade, comodidade e pode aumentar suas vendas, além de oferecer um bom atendimento ao consumidor.

De acordo com a Alice Mesquita*, especialista em consultoria para pequenos negócios, utilizar meios eletrônicos de pagamento não é mais opção, e sim, necessidade. “O consumidor está deixando de usar a moeda corrente em espécie e passando a utilizar somente os meios eletrônicos, seja o cartão de crédito, débito, ou o próprio smartphone”, afirma.

Segundo pesquisa realizada em junho de 2018 pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a previsão é de que 60% dos pagamentos efetivados no País sejam realizados por meios eletrônicos até 2023. Os cartões de crédito e débito estão entre as opções de pagamento mais populares para o consumidor brasileiro. Ajustar seu estabelecimento a essa forma de pagamento pode impactar diretamente no aumento das suas vendas.

Para todos os negócios
A especialista alerta que essa adaptação deve ser feita até nos pequenos estabelecimentos. Para isso, ela adverte que os principais cuidados que o empreendedor deve ter ao decidir utilizar os meios eletrônicos de pagamento estão relacionados à diversidade de opções que o mercado oferece. “É importante conhecer o seu uso e aplicação, as taxas cobradas pelas administradoras, os custos de operação, e o impacto disso na rentabilidade do negócio, principalmente quando se tratar de parcelamento das compras”, observa.

Além de cartão de crédito, o boleto bancário é uma opção prática e rentável. Nem todo cliente costuma usar cartão de crédito. O empreendedor pode negociar descontos para quem pagar em dia, além de ficar tranquilo em caso de atraso de pagamento, pois o banco se encarrega de cuidar de todo o procedimento jurídico e do contato com o consumidor.

Alice reitera que abrir o leque de opções para o consumidor gera praticidade na hora do recebimento, oferece prazos maiores de pagamento, além de garantir o recebimento do valor, reduzir a inadimplência e agilizar as transações. “Dessa forma, o empreendedor abre um canal para fidelizar o cliente”, finaliza.

*Alice Mesquita é articuladora de atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE)

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