Homem de camisa laranja realiza a programação de um site em um notebook. A tela exibe diversas linhas de código.

Foto: StartupStockPhotos / Pixabay

Conheça os benefícios dos sites profissionais e entenda por quê eles são essenciais para a visibilidade do seu negócio

Muito se fala na importância das redes sociais para certificar a presença das empresas no mundo digital. Entretanto, a função dessas plataformas é interatividade e descontração, o contrário do processo de compra e venda que depende de decisões sérias. Nesse sentido, os sites são espaço ideal para empresas apresentarem produtos e informações aprofundadas sobre o universo de marca delas.

Para Suiany Freitas, gerente de novos negócios do B2POP, empresa de marketing digital com foco em inserir pequenas empresas na internet, é “primordial” que toda empresa tenha um site. Ela explica que o site é o ambiente em que as instituições têm para existir digitalmente e posicionar-se como negócio. “Ninguém entra no Instagram para pesquisa sobre consórcios, por exemplo. Esse tipo de informação é procurado em buscadores, e só aparece lá quem tem site”, afirma a gerente.

A encontrabilidade e o potencial de compra são as principais vantagens das páginas virtuais em detrimento das redes sociais. Os sites das empresas são os primeiros resultados após pesquisa no Google por produtos ou serviços específicos. “Quem busca por produtos e serviços no Google, o faz por que quer comprar. Existe intenção de compra”, ressalta a gerente. “Na rede social, as pessoas estão ali para interagir e aleatoriamente se interessar por algo. Mas não existe intenção de compra.”

Entretanto, apenas ter um endereço no mundo digital é insuficiente. Mais importante é o zelo pela estética, funcionalidade e atualização do site. A página deve ter coerência com a identidade visual da marca e incluir informações imprescindíveis sobre a empresa, como formas de contato, localização, serviços e produtos. Tudo apresentado de forma clara e objetiva.

Suiany ainda considera a beleza e a rapidez como características intrínsecas aos produtos digitais atuais, já que agradam e facilitam a navegação do usuário. Além disso, ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) têm estado mais presentes em sites profissionais, por facilitarem o trabalho de relacionamento e vendas pela própria página.

Por outro lado, como evitar que o site seja apenas mais um gasto para a empresa? Para a gerente de novos negócios do B2POP, a solução é assegurar que a página sempre tenha conteúdo novo e o máximo de ferramentas capazes de definir o perfil de consumidores que acessam o site da empresa. Com esses dados, a instituição pode investir em campanhas de marketing digital mais assertivas, de forma a atingir o público ideal e ser melhor elencado pelas ferramentas de busca.

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