Mulher segura seu celular enquanto realiza anotações em um caderno. Ilustra o uso de aplicativos

Foto: Racool_studio/Freepik

Lista de serviços traz opções para controle financeiro, networking, armazenamento e mais

Com mais de oito milhões de profissionais pelo País, o microempreendedor individual (MEI) é uma categoria em expansão. Voltada para empreendedores com renda mensal de até R$ 6.750, ou R$ 81 mil anuais, a modalidade traz incentivos fiscais e a formalização como os maiores atrativos.

Para auxiliar os empreendedores no início desse processo, separamos alguns aplicativos e serviços para o dia a dia empresarial. Na lista a seguir, há opções para organização de finanças, armazenamento de documentos do negócio e até networking. Confira.

Dropbox

Famoso serviço para armazenamento em nuvem, o Dropbox permite acesso rápido a qualquer item que o usuário tenha “subido” para seu espaço. Assim, notas fiscais, arquivos, documentos, projetos ou o que mais for importante para a empresa fica facilmente acessível para o empreendedor, necessitando apenas de acesso a internet.  No caso de empresas com mais de um funcionário, é possível compartilhar pastas e acessos para diferentes perfis. Todo o sistema é criptografado e há diferentes opções de planos. Na modalidade Business, específica para empresas, é possível garantir espaço ilimitado de armazenamento. Disponível para Android e IOs.

Docusign

No mundo cada vez mais digital, se deslocar a um local somente para assinar um documento não é eficiente. Um dos sistemas mais tradicionais para assinaturas virtuais, o Docusign permite o uso de smartphones ou tablets para gerar uma certificação digital do documento assinado, com validação jurídica. Dessa forma, parceiros comerciais distantes podem garantir mais agilidade para processo burocráticos, reduzindo o tempo gasto. A plataforma garante utilizar as mais modernas tecnologias de criptografia para proteger os dados dos usuários. Disponível para Android e IOs.

Linkedin

A conexão com outros empresários é importante independente do porte da empresa. A rede auxilia no contato entre profissionais de diferentes categorias. Assim, é possível utilizar o aplicativo para encontrar fornecedores, parceiros comerciais, freelancers, uma gama de possibilidades, desenvolvendo o networking do empreendedor. Há versão gratuita e paga de uso. Disponível para Android e IOs.

Expense IQ

Para se ter um controle adequado das despesas da empresa, o Expense IQ traz uma interface amigável de uso para planejamento e registro de toda saída financeira do negócio. Dessa forma, pode-se adicionar no aplicativo o orçamento mensal estipulado, além do acesso a relatórios dos tipos de gastos em determinado período. Os dados são armazenados na nuvem, o que garante maior segurança para evitar eventuais perdas das informações. Disponível para Android.

Meu Negócio em Dia

Voltado para a gestão financeira da empresa, o aplicativo foi desenvolvido pelo Sebrae e conta com opções de gráficos e indicadores sobre a saúde do negócio para evitar cair em endividamentos. Uma das opções é a chamada Calculadora do Empresário, que reúne os valores de diversos itens no mercado, como forma de otimizar a realização de um orçamento. Há também opção para estipular o valor necessário para a próxima expansão do negócio. Disponível para Android e IOs.

SAIBA MAI SOBRE EMPREENDEDORISMO

PRECISA DE AJUDA PARA GERIR A EMPRESA? CONHEÇA O GUIA DE FINANÇAS PARA NEGÓCIOS

CONHEÇA O GUIA DE FINANÇAS PESSOAIS PARA AJUDAR NAS CONTAS PARTICULARES

ENTENDA COMO REALIZAR A PRECIFICAÇÃO ADEQUADA COM O GUIA DE GESTÃO DE PREÇOS