Meu Negócio

Empreendedorismo: 5 filmes para inspirar seu negócio

mão usando marca texto em papeis; empreendedorismo

O empreendedorismo, além de muito estudo, requer criatividade, confiança e inspiração. Nesse sentido, buscar ajuda em filmes para conhecer outras histórias e experimentar novos ponto de vista também são métodos que auxiliam na formação de um bom empreendedor. Por isso, listamos cinco filmes sobre empreendedorismo:

1. Joy: o nome do sucesso (2015)

Joy Mangano, mãe divorciada com dois filhos pequenos, vive na cidade de Nova York de 1990 em meio às dificuldades de ter uma casa cheia de parentes dependendo do seu trabalho. Depois de uma ocasião em que limpa os cacos de uma garrafa quebrada com um esfregão e se corta com os pedaços de vidro ao torcer o instrumento, Joy decide inventar um esfregão autolimpante. Após criar um protótipo do produto, ela consegue uma vaga em uma emissora de TV para anunciar o esfregão em um infomercial, que se torna um sucesso de vendas. Enfrentando a falta de apoio e até o cometimento de fraudes por parte de funcionários da empresa, Joy consegue utilizar a autoconfiança para se tornar uma empresária de sucesso e incentivar jovens inventores a desenvolverem as próprias ideias.

2. Julie & Julia (2009)

Em 1948, Julia Child vive em Paris devido ao trabalho do marido e decide entrar na conceituada escola de gastronomia Le Cordon Bleu, o que levou Julia a desenvolver um livro de receitas voltado para a dona de casa americana. Vivendo 50 anos mais tarde está Julie Powell, uma jovem de 30 anos frustrada com a vida que vive por estar em uma situação financeira e profissional inferior a das amigas. Buscando se inspirar, ela propõe o desafio a si mesma de realizar as 524 receitas do livro de Julia Child ao longo de um ano, enquanto relata as experiências em um blog.

LEIA MAIS | Sebrae disponibiliza guias gratuitos para empresas retomarem atividades com segurança

3. O Sushi dos Sonhos de Jiro (2011)

O sushi dos sonhos de Jiro é um documentário que conta a história de um chefe de um restaurante de Tóquio especializado em sushi, Jiro Ono. A narrativa acompanha o cotidiano não só de Jiro, mas também dos seus filhos, que seguiram o mesmo ramo do pai, dos funcionários do restaurantes e até de feirantes responsáveis por vender o peixe ao restaurante. Apesar de parecer uma história simples, o documentário emociona ao mostrar o impacto da filosofia de vida de Jiro em todos ao seu redor: a busca constante pela perfeição. A forma como Jiro inspira quem cruza seu caminho é o tema principal.

4. Coco, Antes de Chanel (2009)

Após a morte da mãe, Gabrielle “Coco” Chanel cresce em um orfanato com a irmã e acaba se tornando uma costureira durante o dia e uma cantora de cabaré durante a noite. É no segundo emprego que conhece um milionário, com quem acaba se relacionando e passando um longo período na casa dele. Ao fazer as roupas de seu amante, Coco se aprofunda no seu talento para ser estilista e resolve não parar por aí. Além de produzir as roupas masculinas, a profissional decide, também, vesti-las. Ao rejeitar espartilhos e outros tipos de adereços tradicionalmente femininos, Chanel afronta as convenções da época em que vivia e se destaca como uma mulher forte e moderna.

5. Fome de Poder (2016)

Ray Kroc é um vendedor ambulante em 1954 com sonhos ambiciosos. Após se deparar com um restaurante chamado McDonald’s, cujo serviço rápido e a comida de alta qualidade o tornaram um estabelecimento popular entre o público, Ray enxerga uma oportunidade de sucesso. O vendedor, então, se reúne com os donos do restaurante, os irmãos McDonald, Maurice “Mac” McDonald e Richard “Dick” McDonald, e sugere que a marca crie franquias ao longo do país. A ideia é aprovada e Ray passa a ser responsável pelos negócios de uma nova franquia, e, após estratégias, perseverança e até traição, o ex-vendedor ambulante transforma o restaurante em um império.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *