Na foto, vemos um espaço comercial, aparentemente um restaurante, com mesas e cadeiras. Em primeiro plano, há um balcão com um computador e a frente dele, uma mulher que passa um cartão de crédito em uma máquina. Ela tem cabelos claros, compridos e usa uma camisa de manga comprida bordô.

Orientações para uma retomada mais segura podem variar de estado para estado (Foto: Unsplash)

Em todo o Brasil, diversos municípios e estados têm começado, aos poucos, a flexibilizar a quarentena e retomar as atividades econômicas que haviam sido interrompidas em decorrência da Covid-19. Para auxiliar pequenos e médios empresários nesse momento, o Sebrae disponibilizou, em seu site oficial, uma série de conteúdos gratuitos com dicas para os protocolos de retomada.

Há orientações de saúde específicas para 35 setores do comércio. As dicas contemplam os segmentos Varejo, Alimentação, Beleza, Moda, Negócios Pet, Automotivo, Artesanato, Construção Civil, Indústria, Economia Criativa, Turismo, Serviços Educacionais, Logística e Transportes.

Além disso, também há um guia específico com protocolos de segurança para serviços de saúde e bem estar que não atuam diretamente na linha de frente da pandemia, mas constituem ambientes que necessitam de cuidados ainda mais reforçados. Há dicas para academias de ginástica, spas, clínicas e instituições de longa permanência para idosos (ILPI).

Cada setor possui e-book e vídeo educativo próprios, além de um quiz de conhecimentos que concede um certificado de qualificação para a retomada. É preciso que empresários atentem, porém, para as regras e decretos vigentes em cada estado e município antes de seguir os protocolos, pois podem haver recomendações específicas para certas localidades brasileiras.

Para acessar todos os guias de protocolos, acesse o site do Sebrae.

Organização financeira durante e pós-pandemia

A plataforma digital do Sebrae também possui dicas sobre finanças para o período de crise, com materiais que esclarecem como funciona e como conseguir a aprovação de linhas de crédito e financiamento, além de soluções de educação financeira para empreendedores ou pessoas que querem empreender e não possuem conhecimento prévio sobre o assunto.

Para ter acesso às consultorias gratuitas, acesse o site da instituição. Conteúdos em vídeo sobre esses e outros assuntos que podem auxiliar pequenos empresários estão disponíveis no canal do YouTube do Sebrae.

LEIA MAIS | 8 dicas para ter um e-commerce de sucesso