
Varejo terá que se reinventar após pandemia, ressaltam especialistas (Foto: Unsplash)
Mesmo com a retomada das atividades presenciais ocorrendo em boa parte do País, o segmento da moda – um dos mais afetados pela pandemia – pode encontrar grandes desafios para recomeçar e obter parte do lucro projetado para 2020. Para discutir possibilidades para o setor do varejo nos próximos meses, o Sebrae Ceará realizou, na última quarta-feira, 22, uma live com Camila Salek, fundadora da Vimer Experience Merchandising, e Anny Santos, analista de Competividade da instituição.
No bate-papo, Camila Salek afirmou que a nova fase será um momento decisivo para que os negócios se mantenham ativos, e que comerciantes precisarão “reaprender a varejar”, com estratégias de venda cada vez mais humanizadas e direcionadas para o público-alvo.
“Muitas mudanças refletem o cuidado com o próximo: o aumento da importância do autosserviço, a suspensão dos provadores, o aumento do prazo de troca. Tudo isso para comunicar qual o posicionamento da marca em relação à pandemia e mostrar que a empresa está preocupada, em primeiro lugar, com a saúde dos clientes”, ressaltou a empresária. Desse modo, o varejista precisará ponderar sobre suas estratégias de venda e marketing, pois atitudes que demonstrem o anseio exagerado por lucrar não terão lugar após a crise. Para Salek, empatia será a palavra da vez.
Inovação
Uma retomada de sucesso no varejo de moda também deverá trazer elementos inovadores, que destaquem a marca entre as outras, lembra a especialista Anny Santos, especialmente em relação às questões de biossegurança. “Teremos que prestar atenção nos protocolos de segurança nas lojas e estar atentos às possibilidades de inovação que o momento trouxe”, lembra.
O marketing digital também será um diferencial no pós-pandemia, segundo Anny. A comunicação entre empresa e consumidor precisará ser personalizada e focada em elementos que estabeleçam uma conexão entre eles. “O foco não é só a venda do produto, mas proporcionar um momento marcante para o consumidor. Usar os meios digitais para promover essa conexão da marca com o cliente com certeza aumenta a confiança e a fidelização”, completa.
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