Matchu Lopes arrebentando nas manobras (Foto: GKA Brazil)

Matchu Lopes arrebentando nas manobras (Foto: GKA Brazil)

Ceará Kite Pro. Nesta quarta-feira, 21, na Praia do Preá, considerada a meca dos ventos, aconteceu o primeiro dia de competição do Ceará Kite Pro, penúltima etapa do Mundial de Kitesurf na modalidade strapless. Com ventos de mais 25 nós, os riders deram show de manobras.

Plateia animada no Ceará Kite Pro

O aquecimento dos riders começou ontem, na pousada Racho do Peixe, na terça-feira, 20, com a abertura do evento Ceará Kite Pro. Depois das inscrições, os atletas, 33 homens e 8 mulheres, seguiram para os treinos. Manobras radicais e um verdadeiro show para a plateia que estava à beira do mar.

>>>>Pousada Vila Bela Vista Jeri: dica de hospedagem em Jericoacoara <<<<<<

  >>>> Ceará Kite Pro / Feminino <<<<< 

>>>>>Guia Jericoacoara  <<<<<<

Ceará Kite Pro

Entre a lista de concorrentes para este penúltimo evento da temporada 2018 estão os
favoritos da turnê como Airton Cozzolino (líder do ranking) , Matchu Lopes (segundo no ranking mundial)  e Mitu Monteiro (quarto colocado no ranking mundial) , além de 2 x Campeã
do Mundo, Jalou Langeree, que retorna no evento feminino com a big rider Carla Herreira-Oria.

Matchu Lopes fala com exclusividade para o blog Mochila Radical

https://www.instagram.com/p/BqaRQmEhR2e/?utm_source=ig_web_copy_link

O Brasil foi representando pelos destaques Sebastian Ribeiro e Pedro Matos. Entre os atletas cearenses, Emanuel Souza e Rafael Costa Souza (Rafinha) são os grandes nomes. Rafinha é natural de Paracuru e recebeu convite da organização do evento por meio do Wildcard (vaga para aqueles que não participam de todo o circuito mundial, mas que estão bem no ranking) . Já o kitesurfista Emanuel terá que brigar por uma vaga na triagem.

https://www.instagram.com/p/BqaeFzHBcfz/

Entre as mulheres, o destaque brasileiro vai para Marcela Witt, que também participa da competição por conta do Wildcard.

 

https://www.instagram.com/p/BqcLcHgBybE/

Confira o ranking AQUI 

Ceará Kite Pro transmitido ao vivo pela GKA

O primeiro evento do Global Kitesports Association (GKA) no Brasil coincide com a primeira transmissão ao vivo para o
Kite-Surf World Tour.

De acordo com a GKA, os critérios de julgamento também tiveram um ajuste para permitir o formato da transmissão
ao vivo. Nas eliminatórias, veremos os pilotos tentando uma manobra em cada tacada, já que
os juízes estão buscando altura e qualidade em relação à quantidade.

PONTUAÇÃO:

Os juízes decidirão as 8 melhores pontuações de cada piloto, para acumular sua pontuação geral.

As pontuações serão atribuídas com base em quatro critérios:

– dificuldade técnica
– Altura e amplitude
– Poder
– Fator de risco

Veja a classificação completa do KSWT 2018 em AQUI 

A final do campeonato mundial acontece na Austrália, em Torquay, na cidade Melborne, entre os dias 12 e 16 de dezembro.

Sobre o GKA:

É o objetivo da Global Kitesports Association (GKA) como representação de interesses da
indústria de esportes de kite para apoiar e promover os interesses de todos os pilotos
(profissionais) de kite.

PRAIA DO PREÁ

Com ventos que chegavam a 30 nós, a praia do Preá é conhecida como a meca dos ventos e foi o cenário ideal para o a abertura do campeonato.

Além de incentivar e dar visibilidade ao esporte, o campeonato também fomenta o turismo e, consequentemente, a economia local. A pousada Rancho do Peixe, que apoia o evento, é o destaque da região por suas acomodações em frente ao mar.  De acordo com o dono do empreendimento, o italiano Marco Dalpozzo, que também é velejador, ja abertura do campeonato já mostrou que o evento já vai além da expectativa. ” Sinceramente, foi  melhor do que a gente tinha sonhado. Mais uma vez foi uma grande surpresa.  Temos vento forte, onda, céu azul, lua cheia. Está tudo certo. Temos muita gente feliz e uma boa mistura entre os locais e os que vem de fora. Espero que seja o primeiro evento de muitos”, conta.

A pousada de charme fomenta o turismo esportivo de forma sustentável. ” O Rancho é um lugar de sustentabilidade, que respeita o meio ambiente, a comunidade e ao mesmo tempo aproveita esse vento maravilhoso para a prática do velejo. Queremos que a região se desenvolva, porém de uma forma adequada e sustentável.  O nosso objetivo é construir e manter tudo isso com muita responsabilidade e respeito”, reforça o empresário.

A pousada Rancho do Peixe se destaca por ter ações ecológicas como reutilização da água da piscina por meio de filtragem, por ter as estruturas feitas com madeira de reflorestamento e por se envolver diretamente com a comunidade local para fomentar cultura e sustentabilidade. A pousada também é referência nas aulas de kitesurf e tem uma das maiores escolas de kitesurf da América Latina.

Serviço:

Ceará Kite pro

Data: 20 a 24 de novembro

Local:Praia do Preá (em frente ao Rancho do Peixe)

 

About the Author

Natália Fonteles

Jornalista, apaixonada por boas histórias, viagens e esportes radicais. Siga me nas redes sociais: @mochilaradical e @oceanicos_ce

View All Articles