Em informe divulgado à imprensa a Guarda Municipal de Fortaleza informa que seus agentes começam hoje (5/1/2011) a utilizar pistolas Taser [pronuncia-se “têiser] nos terminais de ônibus.

Esse tipo de arma dispara ondas de choque que paralisam a vítima por alguns segundos. O objetivo é permitir que o agente legal possa agir, algemando o suspeito, por exemplo.

A propaganda da Guarda Municipal apresenta a arma Taser como “não letal”. O poder de letalidade da arma é, de fato, bem menor do que das armas de fogo, mas ela pode provocar grandes estragos, como já está provado. Se atingir uma pessoa com problemas cardíacos, por exemplo, o disparo pode ser fatal.

Quando a Prefeitura anunciou a compra dessas armas, escrevi dois posts sobre o assunto: A Guarda Municipal de Fortaleza e a pistola Taser: o que virá em seguida? e Canadá restringe o uso da pistola. Anotei no primeiro post que a Anistia Internacional registrou 334 mortes nos Estados Unidos (entre 2001 e 2008) por disparos da pistola Taser.

Comentário

Sobre o que eu penso do crescente militarização da Guarda Municipal, já escrevi nos posts citados.

Mas por que cargas d´água é preciso o uso de pistolas Taser nos terminais de ônibus? A polícia britânica que patrulha as ruas, por exemplo, não usa nenhum tipo de arma (somente o cassetete, que a Guarda chama de “tonfa”, não sei por qual motivo). Para que então o agente da Guarda Municipal que fica dentro dos terminais de ônibus precisa de uma arma? Para organizar as filas?

Em seu informe, em um período meio troncho, a nota oficial inorma o seguinte: “Com essa iniciativa [dar armas Taser à Guarda], a Prefeitura de Fortaleza dá mais um passo inovador no trabalho de contribuição da segurança pública que desenvolve na cidade”.

Quer dizer que distribuir armas para um serviço em que se vai lidar com trabalhadores e não com bandidos agora é um “passo inovador”? Essa é a velha política, da velha direita – tão criticada pela “esquerda”.

O que a Prefeitura parece não estar entendendo é que a possibilidade do mau uso dessas armas, nas mãos da Guarda Municipal, é muito grande.