Política

Operação antidesmonte afasta prefeito e dois secretários de Martinópole

720 2
Operação antidesmonte provocou afastamento de prefeito de Martinópole (Foto: Reprodução/Facebook)

Operação antidesmonte provocou afastamento de prefeito de Martinópole (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito de Martinópole, James Bel (PMDB), e mais dois secretários da gestão foram afastados dos cargos nesta quinta-feira, 15. A ação integra Operação Antidesmonte deflagrada em parceria entre Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Em vistoria do TCM ao município em novembro, foram constatadas diversas irregularidades, como fornecimento irregular de combustíveis e superfaturamento de reformas em escolas municipais. Em resposta, a promotoria do MP em Martinópole entrou com ação contra o prefeito e os secretários de Finanças e de Educação do Município.

Segundo a investigação, veículos da Prefeitura eram abastecidos em um posto de combustível local sem realização de licitação ou qualquer controle de quilometragem. Além disso, a comissão do TCM apontou que contrato de R$ 518,7 mil para reforma de uma escola local continha diversos serviços previstos que não foram executados.

Desmonte

Desde o ano passado, TCM e MP-CE realizam parceria para coibir prática de “desmonte” em Prefeituras do interior. Nos casos, gestores que perderam eleição neste ano são acusados de “desmontarem” a capacidade administrativa da gestão, até como forma de sabotar a gestão de seus sucessores. Candidato à reeleição, James Bel foi derrotado em outubro.

“A constatação mais grave foi verificada na escola Vicente Arruda, onde a obra teria começado na noite anterior, muito provavelmente motivada pela chegada da fiscalização”, diz o promotor de Justiça Rodrigo Coelho, autor da ação. O pedido de afastamento foi deferido Fábio Medeiros Falcão, da comarca de Martinópole.

O Blog Política tentou entrar em contato com a Prefeitura de Martinópole. Chamadas aos números da gestão, no entanto, não foram completadas.

Recomendado para você

2 Comentários

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *