Política

MP manda prefeitura tirar nome de Ciro, Tasso e Lúcio de prédios públicos

477 11
Ciro Gomes e outros políticos vivos batizam prédios públicos de Juazeiro (Foto: O POVO)

Ciro Gomes e outros políticos vivos batizam prédios públicos de Juazeiro (Foto: O POVO)

O Ministério Público do Ceará (MP-CE) entrou com ação contra a Prefeitura de Juazeiro do Norte, no Cariri, por conta da homenagem a pessoas vivas em espaços e prédios públicos da cidade. Na ação, o promotor Silderlando do Nascimento pede a retirada, em até 90 dias, de nomes de pessoas vivas de prédios, ruas, praças, salas, gabinetes, hospitais, escolas, entre outros.

Entre os casos levantados, estão o Hospital Governador Tasso Jereissati (hoje senador pelo PSDB), o Mercado Central Governador Adauto Bezerra (hoje afastado da política), o Conjunto Habitacional Ministro Ciro Ferreira Gomes (hoje pré-candidato à presidência) e o Posto de Saúde Senador Lúcio Gonçalo de Alcântara (hoje presidente de honra do PR do Ceará).

Na ação, o MP destaca que este tipo de homenagem fere a Lei Federal nº 6.454/77, que veda a veiculação de nomes para promoção pessoal ou culto de personalidade. Segundo o promotor, as referências ainda ferem os princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade administrativa, assim como a Constituição Estadual do Ceará.

Desde 2014, o MP de Juazeiro já apura supostas irregularidades relacionadas a homenagens de pessoas vivas a prédios e espaços públicos da cidade. Durante a investigação, verificou-se que diversas leis municipais acabaram permitindo – ainda que de forma irregular – a Prefeitura a conceder as homenagens.

Recomendado para você

11 Comentários

  • Marcelino disse:

    Dar nome de pessoas vivas só por causa dá posição política deles é um escárnio à população.

  • Ranielly Reis disse:

    Boa tarde, só a título de informação, presidente de honra do PR é o Dr.Roberto Pessoa, e o Dr.Lúcio Alcântara é presidente estadual do PR no Ceará!

  • João Luiz Pereira Tavares disse:

    O confuso Ciro Gomes… A gente nunca sabe se é contra ou a favor do PT… Devido a tudo que diz e atitudes confusas e de duplo sentido… Mas Ciro parece mais um satélite do PT.

    Bom…, eu sei do seguinte: alegria e paz é ficar livres e LEVES do PT…. E toda sua truculência…

    Ser libertário é ser antipetista.

    O PT e seus satélites estão sempre ARMADOS… Via linguagem decorada e clichê… O PT também inverte as coisas…

    ¿Uma vida de improviso? Jamais! Petistas não…
    Eles adoram é a concreta deusa Coração Valente©, criada pelo demiurgo João o milionário Santana, preso pelo infiel (de acordo com o PT) Moro…

    O PT & seus satélites só sabem repetir frasinhas publicitárias para fazer a cabeça de leitores. Apenas isso… Querem pra sempre isso. Com véu e sem improviso.

    Veja abaixo frases decoradas do Petismo.

    São frases sem sentido nenhum. Elas não significam o que desejam significar, pois são introduzidas no MEIO DE FRASES PETISTAS apenas de maneira decorada e à toa, sem nenhuma VERDADE ou EFEITO. Repare:

    O PETISMO e seus dogmas em frases nonsense, ou seja, sem sentido nenhum, — a saber:

    «velha mídia»; «casa grande e senzala»; «é gópi, é gópi, é gópi»; «ilegítimo [Temer]»; «midiota»; «LUZ para todos»; «20 milhões na classe média»; «fascista»; «sem crime de responsabilidade»; «Pronatec»; «coxinha»; ; «mídia hegemônica» [espécie de demoninho ou capetinha muito danoso a religião do Petismo]; «Rede Globo é golpista»; «PiG»; «Estados Unidos, o Império»; «mídia golpista» etc. etc. etc. etc.

    — essas são todas as FRASINHAS DECORADAS do PT e seus simpatizantes, consideradas por eles coisa de “GENTE INTELIGENTE”, mas na realidade são frases à toa, vazias de sentido, fracas, choradeira, sem argumento, oba-oba, verdadeiros mimimi. Sempre introduzidas em TUDO, tudo que petista fala e escreve, mas à toa mesmo no meio de frases.

    Principalmente, eles gostam muito de REDE GLOBO (à toa mesmo!), e da frasinha sem sentido nenhum, VELHA MÍDIA. Observem!

    Fiquem atentos e de OlhOs bem abertos. “As ideias se estilhaçam frente à realidade”.

    • All disse:

      Ô tio, quanta besteira. Podia atacar o PT sem despirocar desse jeito. O fato de alguém dá importanciazinha de Ciro Gomes ter ideias de simpatia ao PT deixa vossas senhorias loucas, sendo coxinhas ou simples aceclas do establishment. Esqueceu de citar esta palavrinha que esquerdista adora, hein?

    • Pedro Wilson disse:

      Sugiro para o amigo umas consultas com um bom psicólogo. E rápido, pois com o tempo um psicólogo não resolverá o problema, sendo necessário recorrer a um bom psiquiatra.

    • Roberio Lima disse:

      Vc é um coitado midiotizado. Um papagaio reclamando de frase feita.

  • Daniel Martins disse:

    Esse tipo de homenagem só revela nossa infinita pobreza cultural, não se vê nada disso em qualquer país civilizado, onde essas estruturas muito raramente são denominadas com nome de gente. Aqui o provincianismo é tamanho que até viaduto recebe nome.

  • DINIZ KLEIN disse:

    Ótima atitude, que troquem esses nomes para o nome de grandes brasileiros que honraram este Brasil, tais quais Dom Pedro II, Princesa Isabel, Santos Dumont, Duque de Caxias, Rodolfo Teófilo, Padre Luiz Rebuffini, Machado de Assis, Eduardo Prado, José Murilo de Carvalho, Padre Cícero, Dona Luiza Távora, Rainha Elizabeth II, Papa João Paulo II, Joaquim Nabuco, etc.

  • francisco lucena disse:

    tantas coisas importante para o mp se preocupar . isso é piada de mal gosto e coisa de quem nao tem o que fazer. acorda mp . essa lei deveria nao existir. morto nao ver nada tem quer ser quando em vida.

  • Eudes cunha disse:

    Deve tambem ser retirado o nome do bairro cirolandia em barbalha.

  • Fernando Nascimento da Silva disse:

    eu gostei muito dá ordem de retirar os nomes de estes políticos de prédios públicos eu apoio estes ordem do MP

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *