Governador inaugura estação com quatro bombas e adutora em Pacajus (Foto: Mauri Melo/O POVO).

Governador inaugura estação com quatro bombas e adutora em Pacajus (Foto: Mauri Melo/O POVO).

O governador Camilo Santana (PT), em discurso na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 2, disse que vai evitar fazer racionamento de água na Capital cearense. De acordo com ele, as complicações da distribuição racionada de recursos hídricos traz mais problemas que vantagens e que, na prática, só garante economia de água por um mês.

“O que eu puder fazer para evitar racionamento em Fortaleza, eu farei”, afirmou. Camilo destacou as ações preventivas realizadas pelo Governo do Estado em 2016, como a instalação de poços profundos, construção de adutoras e investimento em carros-pipa.

Após enfrentar cinco anos seguidos de seca, o ceará corre risco grave de viver colapso hídrico caso este ano chova novamente abaixo da média. Diante deste cenário, o Governo Federal liberou mais de R$ 40 milhões para o Estado se prevenir de um possível colapso hídrico, caso não chova. Entre as medidas pedidas por Camilo ao presidente Michel Temer (PMDB), estão a instalação de oito adutoras de montagem rápida no Interior e a perfuração de poços de diversos tipos.

Também foram solicitados 100 poços com painel solar, para localidades sem energia elétrica, e a instalação de 75 poços com dessalinizador, para locais com água salobra, bem como compra de quatro perfuratrizes para poços em áreas litorâneas.

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles