Política

TRE inicia revisão biométrica em Russas, Palhano, Pacajus e Chorozinho

As audiências públicas de instalação da biometria foram presididas pela corregedora do TRE-CE, Maria Nailde Pinheiro  (Foto: Divulgação / TRE-CE)

Nesta quinta-feira, 16, os municípios Russas e Palhano, da 9ª Zona Eleitoral, bem como Pacajus e Chorozinho, da 49ª Zona, iniciaram a revisão biométrica dos eleitores. As audiências públicas de lançamento foram presididas pela corregedora e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Em Russas, o evento aconteceu pela manhã no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Estiveram presentes o juiz eleitoral, Magno Rocha The Mota; os prefeitos de Russas, Raimundo Weber de Araújo, e de Palhano, Ivanildo Nunes da Silva; bem como servidores públicos e da Justiça Eleitoral.

A desembargadora Nailde Pinheiro explicou que “o recadastramento biométrico consiste nas coletas da assinatura, fotografia e impressões digitais, com atualização dos dados cadastrais. No processo de revisão, os eleitores são obrigados a comparecer ao recadastramento, sob pena de cancelamento do título”. A corregedora do TRE-CE ressaltou a  importância da identificação biométrica para a segurança das eleições.

O juiz eleitoral, Magno Rocha The Mota,  reiterou o compromisso de garantir a ampla divulgação da revisão biométrica da Justiça Eleitoral para a maior adesão dos eleitores à campanha.

Em Pacajus, à tarde, na Câmara Municipal, participaram da audiência a juíza eleitoral da 49ª Zona, Ricci Lobo de Figueiredo Filgueira; o promotor eleitoral, Tibério Lima Carneiro; o prefeito da cidade, Flanky José Amaral Chaves; o prefeito de Chorozinho, Francisco de Castro Menezes Junior e vereadores dos dois municípios.

No final das duas solenidades, a coordenadora de administração do cadastro eleitoral, Lorena Belo, apresentou informações acerca do histórico da biometria no Estado do Ceará e as projeções para o ciclo 2017/2018 de atendimento revisional e ordinário (não obrigatório).

Com informações do TRE-CE

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *