Política

Obras da Transposição devem ser retomadas na próxima semana, segundo Governo

Ministro Helder Barbalho assinou o contrato (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, referentes às águas que vão abastecer o Ceará, podem ser retomadas na próxima semana. A informação é do Ministério da Integração Nacional, que assinou nesta quinta-feira, 20, contrato com o Consórcio Emsa-Siton, vencedor da licitação. O valor é de R$ 516,8 milhões.

A previsão é de que as águas do rio São Francisco corram pelas estruturas físicas de todo o Eixo Norte e cheguem ao Ceará até o final de 2017. Esse trecho foi projetado para beneficiar mais de 7 milhões de pessoas no estado e também no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Licitação

As empresas que ficaram em primeiro e em segundo lugar na licitação foram desclassificadas, por não atenderem a alguns critérios de habilitação técnica previstos, gerando um atraso no processo licitatório. As obras estão paradas desde julho, quando a empresa Mendes Júnior Trading S.A. devolveu os trabalhos por falta de recursos.

Com a contratação do consórcio vencedor, a previsão é de que cerca de quatro mil novos empregos sejam gerados. Com 260 quilômetros de extensão, as obras nesse trecho apresentam 94,63% de execução. A expectativa é de que a água do Velho Chico chegue ao reservatório de Jati (CE) e à Região Metropolitana de Fortaleza após a entrega das obras no final de 2017.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *