Política

MPCE ajuiza ação contra prefeito de Itapajé por nepotismo

755 2

Dimas Cruz é alvo de ação do MPCE por nepotismo (Foto: Divulgação)

O prefeito de Itapajé Dimas Cruz (PP) é alvo de Ação Civil Pública do Ministério Público do Ceará (MPCE) por suspeita de nepotismo. Segundo o órgão, ele nomeou o filho, Fulgêncio Pontes Cruz, para exercer cargo comissionado como chefe de gabinete.

A 2ª Promotoria de Justiça de Itapajé já havia expedido recomendação à Prefeitura requerendo a exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados e funções gratificadas que tenham relação de parentesco até o terceiro grau com o Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais, dentre outros gestores da administração pública.

O prefeito afirmou por meio de ofício, porém, que manteria o filho no cargo porque estaria amparado pela lei municipal nº 1558/2005. A promotora de Justiça Valeska Catunda, no entanto, argumentou que “não havia nenhum artigo que amparasse a pretensão do gestor e mesmo que houvesse, esta lei estaria eivada de vícios materiais de competência, pois estaria a contrariar a Constituição Federal”.

Após o ajuizamento da ação, ele informou que já havia exonerado seu filho no dia 29 de setembro. Apesar disso, a ação ainda é válida porque ele teria cometido ato de improbidade administrativa por nepotismo.

“O gestor público menosprezou todos os textos legais ao se negar a afastar o filho da função mesmo após recomendação ministerial, incorrendo em ato de improbidade administrativa pela prática de nepotismo. Os fatos concretos serão passíveis de apuração”, afirmou a promotora.

O prefeito não foi localizado pelo Blog Política para responder às acusações. (Com informações do MPCE)

2 Comentários

  • Moreira disse:

    Em Itapipoca cidade vizinha o prefeito João Barroso tem muitos parentes em cagos altos na administração como por exemplo sua esposa que é secretaria de Ação Social e seu irmão Paulo Barroso que é secretário de Governo e Articulação, além de seus primos Josile ” sec. de Financas” e Everardo Barroso ” sec. de Obras” e de seu querido sobrinho Paulo Henrique que é secretário de Educação. Dentre de outros vários casos que se caracteriza como Nepotismo…
    Acredito que pau que dar em Chico teria que dar em João!! Ou corrigindo em Francisco!!!

  • Roniel da Silva Soares disse:

    Amigos boa tarde !
    Olhando essa denúncia vejo a total competência do MP, fazer JUS a nossa constituição, mas uma coisa me intriga, porque em Itapipoca pode tudo ?
    O Prefeito se chama João Barroso, o Sec. de Educação se chama Paulo Henrique Barroso, o de Administração se chama Paulo Barroso, o de Infraestrutura se chama Everardo Barroso.
    Peço como cidadão Itapipoquense que se analise se realmente há nepotismo em Itapipoca ?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *