Condenado em duas ações da Operação Lava Jato, o ex-ministro José Dirceu (PT) comemorou aniversário da esposa com muita animação e samba neste fim de semana. Imagens da festa, onde o ex-titular da Casa Civil do governo Lula aparece dançando, foram captadas por um convidado e provocaram polêmica nas redes sociais.

O advogado Roberto Podval, responsável pela defesa de José Dirceu, disse ao Estado de S. Paulo que o ex-ministro não descumpriu qualquer medida judicial e que estava no aniversário da esposa. “Ele está em liberdade e tem o direito de comemorar”.

Condenado por Sergio Moro em duas ações da Lava Jato, José Dirceu teve liberdade concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio deste ano. Desde então, ele aguarda julgamento final do caso cumprindo uma série de medidas cautelares determinadas por Moro, como uso de tornozeleira eletrônica.

As medidas, no entanto, não impedem o ex-ministro de participar de eventos do tipo. O aniversário também contou com presença do ex-deputado e ex-presidente do PT João Paulo Cunha, condenado no Mensalão que hoje atua como advogado.

Em uma das ações, Moro condenou Dirceu a 20 anos e 10 meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e pertinência a organização criminosa. A condenação já foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que elevou a pena a 30 anos e nove meses de prisão. Em outra ação, ele foi condenado a 11 anos e três meses de prisão. (com Estadão Conteúdo)

Tagged in:

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles