Será assinado nesta segunda-feira, 17, pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) o projeto de lei que cria o programa Médico Família Fortaleza. A proposta prevê pagamento de bolsas para médicos para participarem de curso de especialização em Atenção Primária à Saúde, oferecido por instituição pública de educação superior com atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A duração do curso será de 12 meses e haverá tutores da instituição acompanharão os médicos. Os profissionais participantes do programa receberão bolsas do Município, vinculada à participação no curso. O objetivo, conforme a Prefeitura, é a valorização, aperfeiçoamento e educação continuada dos profissionais que atuam em áreas de difícil acesso ou de populações de maior vulnerabilidade, nas comunidades mais pobres da Capital.
O projeto, a ser enviado à Câmara Municipal de Fortaleza, será assinado nesta segunda-feira, 17, às 9 horas, na Escola de Saúde Pública do Ceará. A coordenação do programa será da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza.
A medida de qualificação de profissionais para a atenção básica ocorre após a saída de médicos cubanos que atuavam no programa Mais Médicos. O prefeito Roberto Cláudio (PDT) já havia manifestado preocupação com os rumos do programa e chegou a pedir que houvesse negociação.
Diretrizes para formação no programa Médico Família Fortaleza:
– Definir linhas de cuidado assistencial com base nos indicadores epidemiológicos – principais agravos.
– Iniciar com o processo de territorialização.
– Sensibilizar os médicos para o conceito de redes de Atenção.
– Assegurar o cuidado nos ciclos de vidas (Preconcepção, gestação e nascimento.
– Saúde da Criança.
– Saúde da Mulher.
– Saúde do Homem.
– Saúde do Idoso.
– Desenvolver projetos voltados para a necessidade da comunidade.
Excelente iniciativa.
Excelente iniciativa. Será um tipo de especialização. Parabéns. PSL
Excelente iniciativa. Será um tipo de especialização. Parabéns. PSL/PRTB
Estou notando um aumento expressivo de textos com erro de português. Não tem ninguém pra revisar?
Excelente iniciativa.Sensibilidade com a importância da atenção básica para saúde, principalmente, dos mais pobre.
Parabéns Prefeito! Esse é o caminho. Valorizar os profissionais que fazem Medicina por vocação, por Amor.
Valorizar os Médicos já com residência em medicina de família como preceptores nos postos de saúde com salário e condições dignas de trabalho.
Seleção prefeito? Por um ano, podendo ser prorrogado pra dois anos, sem direito a férias? Isso é escravidão.
Ao invés de seleção, faça concurso prefeito.
O Senhor é médico. Sabe a dureza que é se formar médico, se especializar, etc
Mas, ainda assim Parabéns.