Atualizado às 17h47min
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou o arquivamento de investigação contra o senador cearense José Pimentel (PT). A decisão foi publicada no último dia 13.
A apuração era sobre suposta intervenção do petista, enquanto membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito do Conselho de Administração de Recursos Federais, a “CPI do Carf”, para que o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau, não fosse convocado a depor.
Roberto Cláudio diz que, por enquanto, não pensa em disputar Governo do Ceará
O pedido de arquivamento feito pela Procuradoria-Geral da República baseia-se na falta de provas apresentadas pela Polícia Federal durante a investigação.
“A única relação financeira comprovada foi uma doação feita em 2010 para a campanha do Senador. Ainda que a doação de R$ 200.000,00, antes de 2010, sugira alguma proximidade entre os investigados, fato, aliás, não contestado por eles, não há provas”, escreve a PGR.
Pimentel não fará parte da nova legislatura. O Partido dos Trabalhadores, em acordo com o aliado PDT, decidiu abdicar de disputar vaga no Senado Federal para apoiar o ex-governador do Ceará, o senador eleito Cid Gomes (PDT).
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do petista, que afirmou que ele não quer comentar o arquivamento.
A lei, aqui no Brasil, só existe para aqueles que não têm dinheiro!