Política

Mayra Pinheiro confirma fim do programa Mais Médicos

3078 8

(Foto: Fábio Lima/O POVO)

A secretária de gestão no Trabalho e Educação em Saúde do Governo Federal, Mayra Pinheiro, confirmou ao O POVO que o programa Mais Médicos não terá mais editais para preenchimento das vagas deixadas por médicos cubanos.

“O programa não encerrou”, disse Mayra, “estamos apenas encerrando o último edital”.

Na prática, porém, o Planalto, que já havia demonstrado a intenção de rever os termos do programa, está desfazendo o Mais Médicos nos moldes como ele vinha funcionando.

Segundo ela, todos os médicos brasileiros que substituem cubanos hoje no País “completarão normalmente o ciclo do programa, que deverá posteriormente ser substituído por um novo modelo de provimento de profissionais para a atenção primária em áreas de difícil provimento”.

Mayra não antecipou detalhes sobre esse novo modelo de assistência a áreas com déficit de profissionais.

Questionada se o nome Mais Médicos será mantido, ela disse que “isso está em estudo”.

Desde que foi anunciada para a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (STGES) por Jair Bolsonaro, ainda em 2018, Mayra Pinheiro sinalizava que iria reformular o programa.

Em conversa com O POVO no início de dezembro passado, a ex-presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará havia dito que o edital do Mais Médicos era como “uma corrida maluca”.

Na mesma conversa, a pediatra afirmou que, com as mudanças futuras, o programa passaria a se chamar “Mais Saúde”.

Recomendado para você

8 Comentários

  • GILCI disse:

    Isso é uma falta de respeito com o ser humano médicos cubanos, excelentes profissionais que tem família para sustentar e acreditaram nesse governo Bolsonaro. A Mayra está infringindo a lei, sobre o edital, pois ela já encerrou hoje, sem cumprir as datas e regras do edital. Que o melhor aconteça para os médicos cubanos e as suas famílias, se a Mayral está agindo de má fé. Ela vai sentir a mão de Deus pesar sobre ela.

  • Agda almeida disse:

    Então pra que vcs prometeram vagas aos cubanos ficaram aqui no Brasil a espera desse edital estudaram fizeram provas de português para aperfeiçoar a linguagem até mesmo sem terem dinheiro cadê o respeito de vcs com eles

  • FRANCISCO JOSÉ disse:

    MAIS UMA TRABALHADA DESSE GOVERNO DESORGANIZADO E CONFUSO, COMO ERA DE SE ESPERAR.

  • FRANCISCO JOSÉ disse:

    ENQUANTO O BOLSONARO É ATENDIDO NO ALBERT EINSTEIN, OS POBRES QUE DEPENDIAM DOS MÉDICOS CUBANOS PADECEM NA PORTA DOS HOSPITAIS PÚBLICOS. MAIS UMA BOLA FORA DO GOVERNO BOLSONARO.

  • Taiza disse:

    Boa noite é uma injustiça o que estão fazendo com a população brasileira e com os médicos cubanos casados e os que desertaram, eles só querem uma oportunidade de trabalho como qualquer cidadão brasileiro responsável e que gosta do que faz de melhor, que é cuidar da saúde das pessoas, você coordenadora do programa, sabe que muitos brasileiros com CRM deixaram seus UBS descoberto, eles não estão nem aí com a população e muito menos vocês que fazem parte do programa, e porque não falar dessa nova gestão, o que vocês esquecem é que nada será eterno, é ternas são as palavras que estão nas escrituras sagradas. Se vocês tivessem um pouco de amor ao próximo ou se colocasse no lugar de todos os brasileiros de baixa renda vocês daria oportunidade a esses profissionais que estão dispostos a trabalhar em prol da população de baixa renda, mais do mesmo jeito que tiramos o PT nas próximas tiramos vocês também, Deus é justo e perfeito, a jogada de vocês era essa acabar com um programa que está dando certo, vocês ficam mentindo para a população pensando que a gente somos marionete de vocês, pense bem, ainda tem tempo de rever o que se fez. Deus abençoe.

  • Sandrielly disse:

    SE VOCÊS ESTAVAM PENSANDO EM ACABAR COM O PROGRAMA, PORQUE FIZERAM OS CUBANOS DE IDIOTAS, ELES FICARAM AQUI NA ESPERANÇA DE TER UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHO NO PROGRAMA, E NÃO DE ESMOLA, ELES ESTUDARAM PARA SALVAR VIDAS E NÃO FICAR ATRÁS DE UM BIRÔ FEITO MUITOS MÉDICOS BRASILEIROS FAZEM, MUITAS DAS ÁREAS ESTÃO DESCOBERTAS POR IRRESPONSÁVEIS QUE SÃO VOCÊS, SABEDO QUE MÉDICOS COM CRM NÃO QUEREM COMPROMISSO COM O PROGRAMA, POR
    ISSO QUE MUITAS UBS ESTÃO DESCOBERTAS POR ABANDONO DESSES IRRESPONSÁVEIS QUE BRINCAM COM AS VIDAS COMO SE FOSSEM BRINQUEDOS, PEÇO QUE VOCÊS REVEJAM COM CARINHO A SITUAÇÃO DOS MÉDICOS CUBANOS, NADA AQUI E ETERNO, ETERNO SO AS ESCRITURAS, DEUS VOS ABENÇOEM.

  • Tamara disse:

    Não são vocês que precisam dos serviços do SUS, mais dor de barriga não dá uma vez, vocês ainda vão precisar dos nossos votos, quatro anos passam rápidos, médicos cubanos que estão no Brasil e se cadastraram no programa estão precisando de uma oportunidade e vocês não estão nem aí, sabendo que existem brasileiros casados com eles, e pagam os impostos pra vocês ficarem mamando nas nossas custas, e precisamos dos serviços deles porque a saúde está um caus, por causa de vocês mesmo que achavam que os médicos brasileiros com CRM queriam trabalhar para os pacientes pobres, eles deixaram as UBS descobertas, e agora o que vocês querem acabar com o programa que os estrangeiros se inscreveram pelo amor de Deus, se vocês tem um pouco de humanidades e amor ao próximo revejam com carinho essa situação, meu Deus em que mundo estamos vivendo.

  • Tomara que continuem com o provado

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *