(Foto: Fábio Lima/O POVO)

A secretária de gestão no Trabalho e Educação em Saúde do Governo Federal, Mayra Pinheiro, confirmou ao O POVO que o programa Mais Médicos não terá mais editais para preenchimento das vagas deixadas por médicos cubanos.

“O programa não encerrou”, disse Mayra, “estamos apenas encerrando o último edital”.

Na prática, porém, o Planalto, que já havia demonstrado a intenção de rever os termos do programa, está desfazendo o Mais Médicos nos moldes como ele vinha funcionando.

Segundo ela, todos os médicos brasileiros que substituem cubanos hoje no País “completarão normalmente o ciclo do programa, que deverá posteriormente ser substituído por um novo modelo de provimento de profissionais para a atenção primária em áreas de difícil provimento”.

Mayra não antecipou detalhes sobre esse novo modelo de assistência a áreas com déficit de profissionais.

Questionada se o nome Mais Médicos será mantido, ela disse que “isso está em estudo”.

Desde que foi anunciada para a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (STGES) por Jair Bolsonaro, ainda em 2018, Mayra Pinheiro sinalizava que iria reformular o programa.

Em conversa com O POVO no início de dezembro passado, a ex-presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará havia dito que o edital do Mais Médicos era como “uma corrida maluca”.

Na mesma conversa, a pediatra afirmou que, com as mudanças futuras, o programa passaria a se chamar “Mais Saúde”.

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles