Tasso Jereissati exibe voto durante eleição para a presidência do Senado em fevereiro (Foto: Agênicia Brasil)

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na manhã desta terça-feira urgência na votação de empréstimo de US$ 73 milhões para a Prefeitura de Fortaleza. A concessão dos recursos ao município deve ir a plenário da Casa ainda hoje.

O pedido de urgência na tramitação foi requerido pelo senador Tasso Jereissati (PSDB).

Tasso articulou a aprovação na urgência para votação um dia depois de o ex-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) admitir conversa com o senador, ainda em dezembro de 2018. O pedetista se declarou emocionado com o convite feito pelo tucano.

As declarações de Ciro foram dadas em entrevista nessa segunda-feira à rádio Tribuna Bandnews FM. Nela, o pedetista afirmou ainda que havia se reunido com Tasso para um café cerca de duas semanas atrás.

O POVO apurou que, além da troca de elogios mútuos sobre os netos, outro assunto fez parte do reencontro de Tasso e Ciro (eles estavam afastados desde 2010): os cenários para as eleições de 2020 e a sucessão do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), um aliado dos Ferreira Gomes.

Os recursos previstos no empréstimo, contraído junto ao Banco Mundial, se destinam ao programa “Fortaleza Cidade Sustentável”, que se divide nos eixos “recuperação do ambiente social, urbano e ambiental” e “governança, planejamento e gestão urbana e ambiental”.

O empréstimo estava parado no Senado havia dois anos. Em novembro do ano passado, logo depois das eleições, o então presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB), e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), trocaram farpas públicas – no centro dessa briga, estava a aprovação das verbas.

Segundo aliados do pedetista, Eunício teria barrado no Senado o andamento do empréstimo depois de perder as eleições para um novo mandato no Senado.

À época, o emdebista culpou Roberto Cláudio por seu revés na Capital, onde ele amargou apenas um quarto lugar na disputa por duas das três vagas na Casa.

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles