Política

“Universidade não é local para guetos ideológicos”, diz candidato a reitor da UFC

3917 18

Diretor da Faculdade de Direito da UFC, Candido Albuquerque ( Foto: Camila de Almeida)

Segundo colocado na lista tríplice para reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Candido Albuquerque disse que “universidade não é local para criar guetos ideológicos”.

De acordo com o postulante, a instituição de ensino “tem que produzir saber e conhecimento, e é nisso que nós vamos focar”.

Diretor da Faculdade de Direito da UFC, Albuquerque obteve nove votos na eleição realizada pelo Conselho Universitário (Consuni), na última segunda-feira, 20.

O candidato ficou atrás de Custódio Almeida, atual vice-reitor, que conquistou 25 votos. O terceiro nome da lista é o da professora Maria Elias Soares, diretora do campus de Crateús, com oito votos.

Maria Elias entrou na disputa após desistência de Antônio Gomes, que havia ficado em segundo lugar na consulta à comunidade acadêmica, feita no dia 8 deste mês.

A lista com os indicados pela eleição no Consuni deve ser encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) ainda nesta semana.

“Espero que Bolsonaro escolha o mais votado na UFC”, diz Custódio Almeida

Cabe ao chefe do Executivo escolher um dos três nomes à disposição. Desde 2003, porém, o presidente da República costuma acatar o primeiro da lista, respeitando a vontade expressa no voto.

Além de criticar o que considera “gueto ideológico”, Candido Albuquerque também manifestou reserva em relação à forma de escolha atual para reitor.

“Nenhuma universidade no mundo adota processo de eleição direta”, afirma.

E questionou: “Você não vai imaginar que uma universidade como Harvard ou Stanford vá um dia fazer eleição direta”.

Para o professor, o ato de consulta sem intermediários a alunos, professores e servidores técnico-administrativos “não é bom para a administração universitária”.

Albuquerque disse ainda que “as grandes universidades do mundo têm comitês que identificam quais os melhores administradores e convidam essas pessoas”.

18 Comentários

  • Hildebrando Maciel Alves disse:

    Óbvio que ele não quer eleições diretas para Reitor. Não obteve nem 5% na consulta realizada perante à Comunidade Universitária, no último dia 8. Uma fala totalmente desconexa da realidade da UFC. Inúmeras pesquisas já são geradas na instituição. Sinal de que ele não conhece; fica aquartelado na Faculdade de Direito, e não anda nos demais campi. Não tem legitimidade para ocupar cargo algum na Administração Superior da Universidade. Muito engraçado: diz não ser local para gueto ideológico, mas estava fazendo campanha a todo vapor na instituição, a favor do atual presidente.

  • Hidelbrando Soares disse:

    Prof. Cândido esqueceu que perdeu na consulta a comunidade,e, depois não foi o indicado pelo Conselho Superior da Universidade. Respeitar as regras institucionais é o que se espera de um candidato ao maior cargo de uma instituição universitária como a UFC.

  • José Domingos Jr. disse:

    Já dá pra ter uma idéia de quem Bolsonaro vai escolher. Chamar discussão política de gueto é, no mínimo, uma falta de respeito à democracia e a comunidade acadêmica em geral.

  • Francisco José disse:

    Professor Cândido Albuquerque, Magnífico Reitor da minha querida UFC.

    Que seja! Com a Benção de Deus!!

  • Sônia disse:

    Vai ter matéria com os outros candidatos também?

  • Pinheiro disse:

    Prefiro Maria Elias. Mas o certo é a escolha do mais votado. A diferença na votação foi alta.

  • Oliveira Neto disse:

    O cara está confundindo uma universidade com uma empresa. Está confundindo o Brasil com os EUA. E está com recalque por só ter levado 10% do total de votos do primeiro lugar. E quem disse que ele é um bom gestor? O excelente gestor nosso presidente?

  • FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA disse:

    Já se sabe quem será escolhido? Ele já está à serviço do Presidente ditador..um reitor ditador à serviço da ditadura que está se instalando no Brasil?

  • Sergio disse:

    Se for o escolhido, tem tudo para fazer uma boa administração.

  • Miguel Araújo Sousa Peres disse:

    Esse moço não passa de um oportunista, que quer subir de vida às custas dessa vibe bolsonarista que já esta em queda. O escolhido nas urnas foi o professor Custódio.

  • Fran Melo disse:

    O Candidato Cândido Albuquerque tem toda razão quando diz que universidade não pode ter voto direto. A indicação nesses casos é o mais coerente.

  • Dilmar Miranda disse:

    Pelo tipo de argumentação- “as grandes universidades do mundo têm comitês que identificam os melhores administradores…” – não é o caso dele.
    Dilmar Miranda, professor pesquisador aposentado dUniversidade Federal do Ceará.

  • Dilmar Miranda disse:

    O desrespeito à vontade da maioria já revela a sanha antidemocrática do derrotado nas urnas, nos três segmentos da UFC. Ou seja, ele nutre esperanças para que o capitão inimigo da educação e do pensamento o escolha.

  • Aluno de Direito da UFC. disse:

    Como diretor da Faculdade de Direito é um ótimo advogado.
    É mais fácil achar o Queiroz do que o Cândido na UFC.

  • BF disse:

    Candidato de merda esses.

  • Ditador disse:

    Rumo a privatização das universidades públicas federais!

  • Renato disse:

    Este professor Albuquerque procurou falar o que ele sabe que o Bolsonaro quer ouvir. Está contando que com está fala será o escolhido. Kkkkkkk

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =