Luizianne teve decisão liminar favorável à ação protocolada. (Fotos: Divulgação)

A campanha da candidata à Prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), obteve duas novas vitórias em ações contra a candidatura de Sarto (PDT).

Foram deferidas duas peças protocoladas pela petista na Justiça Eleitoral referentes a programas em que obras da Prefeitura de Fortaleza são apresentadas por outra voz que não a do candidato Sarto (PDT), o que é proibido pela legislação.

Duas decisões liminares foram concedidas em favor da campanha petista, uma pela 2ª Vara Eleitoral de Fortaleza e outra pela 118ª Vara Eleitoral.

Acompanhe a cobertura das Eleições 2020 pelo Blog Política

As determinações são de que a programação seja retirada e substituída por outra compatível com a legislação, sob pena R$ 5 mil (decisão da 2ª Vara) e R$ 10 mil (decisão da 118ª Vara) a cada nova exibição.

Procurada pelo Blog Política, a campanha de Sarto respondeu que cumprirá as determinações judiciais.

“A legislação objetiva que a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão seja centrada no protagonismo do candidato, e não em terceiros, sob pena de seu desvirtuamento, o que poderia causar distorções no julgamento do eleitor, o que se procura evitar”, escreve o juiz Ademar da Silva Lima, da 2ª Zona Eleitoral.

A juíza Mirian Porto Mota especifica que foram veiculadas imagens de realizações da administração municipal como “IJF2, obras na avenida Beira-Mar, areninha, ciclofaixa, BRT – Estação Pergentino Ferreira”, sem que a imagem ou o áudio do candidato a prefeito aparecesse junto às realizações.

Leia também: Fortaleza não pode ser objeto de vaidade de ninguém, diz RC em campanha de Sarto

A campanha de Luizianne Lins já havia ganhado outra ação contra o PDT por 1,5 segundo que o prefeito Roberto Cláudio excedeu nas inserções do candidato governista.

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles