Instituto de Pesquisa vinculado à Fecomércio realiza pesquisas que contribuem para funcionamento do mercado econômico cearense

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), criado em 1998, é referência nas pesquisas econômicas no Estado. Entre os estudos realizados, estão pesquisas de mercado e de comportamento do consumidor.

O resultado das pesquisas direciona as ações das empresas do comércio para acompanhar as tendências do mercado e entender o comportamento do consumidor. A partir deles, as empresas podem tomar decisões para ações de melhoria das atividades e desempenho no mercado.

São realizadas dez pesquisas regulares, sendo duas bimestrais e oito mensais, além das pesquisas temáticas em datas comemorativas e, ainda, pesquisas solicitadas por empresas e organizações do Estado.

Foto: Divulgação

Pesquisas temáticas

O comércio efervescente das datas comemorativas afeta diretamente o saldo econômico a partir das escolhas dos consumidores. Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças são algumas datas do ano que aquecem o comércio. Nesses momentos, o IPDC realiza pesquisas específicas sobre o gosto do consumidor relacionado a produtos, preços e locais de compra.

Confira as pesquisas realizadas pelo Instituto.

 Pesquisas mensais:

– Pesquisa Mensal do Comércio Varejista;
– Pesquisa Perfil do Endividamento do Consumidor de Fortaleza;
– Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza;
– Pesquisa índice de Medo do Desemprego;
– Índices de Preços do Setor de Serviços;
– Índices de Preços do Comércio;
– Pesquisa de Emprego do Comércio Varejista;
– Pesquisa de Emprego do Setor de Serviços.

Pesquisas bimestrais

– Índice de Confiança dos Empresários do Setor de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará;
– Índice de Expectativa dos Especialistas em Economia.

Para conferir o resultado completo das pesquisas, acesse o site do Instituto.

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