DFB Festival: o estilista Dudu Bertholini, um homem branco, magro, de cabelos lisos, longos e escuros, posa para a câmera em um vestido longo estampado e bem colorido.

Dudu Bertholini (foto), Alice Floriano, Lucas Leão, Itiana Pasetti, Adriana Tubino e Lilyan Berlim estão entre os convidados do DFB Festival (Foto: Divulgação)

O DFB Festival retoma as ações presenciais de 25 a 28 de maio e conta mais uma vez com a parceria do Senac Ceará, que participa do evento há 14 edições. Dentro do festival, que se consolidou como plataforma de elevação da cultura cearense focada em difundir a moda autoral pensada, criada e produzida no Ceará, o Senac propõe ações e reflexões sobre os novos cenários mundiais, as transformações nos modelos de consumo e os impactos na moda regional, através de palestras, desfiles e workshops. Entre as novidades desse ano, tem ainda exposição, ações educacionais do restaurante Mayú e o lançamento do Concurso Jovens Criadores Senac.

No lounge Senac, os visitantes vão conhecer melhor os cursos e serviços ofertados pela instituição, além de ver a exposição (RES)PEITO em painéis de Led com fotos e vídeos de mulheres atendidas pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Além de difundir a importância do cuidado com a saúde, a prevenção e o tratamento precoce, a exposição retrata a força, a determinação e a beleza de mulheres que venceram a luta contra o câncer. Elas vestem looks de estilistas do line-up do festival e as fotos são de Nicolas Gondim.

Pela primeira vez no DFB, o restaurante-escola de cozinha criativa e autoral Mayú chega ao festival, com aulas-show, degustação e ações educacionais com a participação dos alunos do Senac no Espaço Mayú Experience. “A nossa inspiração vai ser a culinária afetiva, para que os alunos vivenciem a gastronomia inserida em um contexto regional e cultural, compartilhando patrimônio imaterial gastronômico, experiências de vida, além das técnicas”, adianta o chef executivo das empresas-escola do Senac Reference, Ivan Prado.

Concurso Jovens Criadores Senac vai ser lançado durante o desfile de David Lee. O estilista cearense, formado em Desenho de Moda pelo Senac Ceará, tem somado conquistas nacionais e até internacionais: foi o único brasileiro selecionado para o International Fashion Showcase (2019), ganhou prêmios importantes, como Ceará Moda Contemporânea (2013) e o Novos Talentos GQ mais Reserva (2017), tendo diversas participações no DFB Festival.

As parcerias para trocas de aprendizados se estenderam nessa edição e a instituição apresenta uma coleção de moda que faz a conexão entre moda, design e artesanato. O Senac leva para a passarela do DFB Festival 2022 uma cocriação entre Ivanildo Nunes, designer de renome internacional, e um grupo de artesãs locais detentoras de um saber e fazer artesanal tradicional cearense, as bordadeiras de Rechilieu de Maranguape.

Palestras e oficinas

No Dragão Pensando Moda, o Senac Ceará traz grandes nomes do mercado para pensar o futuro da moda durante os quatro dias de evento. As palestras acontecem em formato de mesa-redonda, com a mediação de Eduardo Motta, da Radar Consultoria, consultor de moda do Senac.

No dia 25, o tema é Joalheria Contemporânea, abordado pelos designers de joias Alice Floriano (RS), Nathalia Canamary (CE) e Antônio Rabello (CE). No dia 26, o foco é no Universo Digital, com a partipação de Lucas Leão (RJ) e Valentino Kmentt (CE). O Ecossistema da Moda vai ser tratado por Itiana Pasetti (RS), Adriana Tubino (SP) e Dudu Bertholini (SP), no dia 27. Para encerrar a programação, no dia 28, os palestrantes apresentam reflexões e ações inovadores sobre Sustentabilidade, Inclusão e Experiência de Marca. São eles: Lilyan Berlim (RJ), Belly Palma (SP) e Denise Faertes (RJ). As palestras do Dragão Pensando Moda são gratuitas, com inscrições pelo Sympla e ocorrem no Aterro da Praia de Iracema.

Além das palestras, três oficinas acontecem no Senac Reference, sempre no período da manhã. No dia 26, Alice Floriano (RS) e Nathalia Canamary (CE) ministram a aula prática sobre “A Joia como Expressão Artística – Um Experimento sobre Joalheria Contemporânea”. No dia 27, Lucas Winck (RS) enfoca os princípios para desenvolver uma Escrita Criativa para a Moda. No dia 28, Itiana Pasetti (RS), Adriana Tubino (SP) e Dudu Bertholini (SP) comandam a oficina sobre Moda a partir de Resíduos. Para participar, é preciso se inscrever nas unidades do Senac ou no site https://cursos.ce.senac.br/ . São 15 vagas e o valor é de R$ 100 por oficina.

“O que move as nossas ações na edição 2022 do DFB é desenvolver nos participantes o conhecimento de moda, a criatividade, o pensamento crítico, o senso estético, a capacidade de realizar aprendizagens significativas, reconhecendo o Senac como instituição promotora de moda, cuja finalidade maior é educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, conciliando ações de promoção social e mercadológicas”, destaca a consultora do Senac na área da Moda, Angélica Freitas.

Sobre o DFB Festival

Desde sua primeira edição em 1999, o Dragão Fashion Brasil é uma plataforma de elevação da cultura cearense, focando em difundir a moda autoral pensada, criada e produzida no Ceará. Hoje, o evento se tornou um festival que atrai entusiastas de todos o país, bem como a imprensa nacional e internacional.

Considerado o maior evento de moda autoral da América Latina, o DFB cresce a cada edição e em 2020 precisou se reinventar. Diante do cenário de pandemia devido ao Covid-19, o evento manteve o compromisso com a moda, aderindo a uma modalidade 100% digital (online) em 2020 e esse ano retoma as ações presenciais no Aterro da Praia de Iracema.

Serviço

DFB Festival

Data: De 25 a 28 de maio de 2022

Local: Aterro da Praia de Iracema – Fortaleza/CE

Informações: https://www.dfbfestival.com.br/

Grátis

Dragão Pensando Moda

PALESTRAS

Data: De 25 a 28 de maio

Local: Aterro da Praia de Iracema

Informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/dpm—dragao-pensando-moda-2022__1579052

Vagas: 300 por palestra

Grátis

Dia 25/05 (quarta-feira)

Palestra: Joalheria Contemporânea, com Alice Floriano (RS), Nathalia Canamary (CE) e Antônio Rabello (CE)

Dia 26/05 (quinta-feira)

Palestra: Universo Digital, com Lucas Leão (RJ) e Valentino Kmentt (CE)

Dia 27/05 (sexta-feira)

Palestra: Moda a partir de Resíduos, com Itiana Pasetti (RS), Adriana Tubino (SP) e Dudu Bertholini (SP)

Dia 28/05 (sábado)

Palestra: Sustentabilidade, Inclusão e Experiência de Marca, com Lilyan Berlim (RJ), Belly Palma (SP) e Denise Faertes (RJ)

OFICINAS

Data: De 26 a 28 de maio

Local: Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, 1301 – Aldeota)

Horário: Das 9h às 12 horas

Vagas: 15

Informações e inscrições: https://cursos.ce.senac.br/ e Unidades do Senac/CE

Valor: R$ 100 (em até 3X no cartão de crédito)

Dia 26/05 (quinta-feira)

Oficina: A joia enquanto expressão artística – Um experimento sobre joalheria contemporânea – Ministrante: Alice Floriano

Dia 27/05 (sexta-feira)

Oficina: Escrita criativa para a moda – Ministrante: Lucas Winck

Dia 28/05 (sábado)

Oficina: Moda a partir de resíduos – Ministrantes: Itiana Pasetti; Adriana Tubino e Dudu Bertholini

DESFILES

David Lee / Lançamento do Concurso Jovens Criadores Senac

Data: 27 de maio

Horário: 19h30min

Local: Sala Areia – Aterro da Praia de Iracema

Grátis (Retirada de ingressos previamente no local)

Ivanildo Nunes com Artesãs de Maranguape

Data: 28 de maio

Horário: 20h30min

Local: Sala Negra – Aterro da Praia de Iracema

Grátis (Retirada de ingressos previamente no local)

LEIA MAIS | Projeto Museus Orgânicos chega ao Sertão Central com homenagem ao artista plástico Antônio Rabelo

Tagged in:

, ,