Até o dia 24 de agosto, a Colônia Ecológica do Sesc recebe palestras, oficinas, práticas alimentares, trilhas e atividades náuticas realizadas por comunidades de todo o litoral do Estado. O evento é gratuito e aberto ao público

Entre os próximos dias 20 e 24 de agosto acontece a sétima edição do Encontro Sesc Povos do Mar.  A mostra, que teve sua primeira edição em 2011, tem o intuito de valorizar a cultura das comunidades litorâneas, mapeadas e visitadas pela equipe do Sesc ao longo do ano. O acesso é gratuito para toda a população.

O evento reúne rendeiras, pescadores, marisqueiras e mestres da cultura na Colônia Ecológica Sesc, em Iparana, para programações culturais, artísticas e gastronômicas e tem as vivências com o ambiente marítimo como grande pano de fundo.

Iniciado como um pequeno encontro entre comunidade, a expectativa desta edição é de um público de cinco mil pessoas e cerca de 400 representantes das comunidades litorâneas de todo o Ceará.  O Encontro Sesc Povos do Mar, iniciativa da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), traz este ano em sua programação quase 300 atividades, que se dividem em oficinas, apresentações artísticas, práticas alimentares e vivências .

Já na sétima edição, o Sesc – com proposta pioneira – busca levar o Encontro para todo o Brasil com o objetivo de garantir espaço das comunidades e dar empoderamento às identidades culturais dos povos litorâneos.

EXPERIÊNCIA
Margarida Tapeba, Indígena Capuan e presidente da Associação dos Professores Indígenas Tapebas de Caucaia, destaca a troca de vivências entre todas as etnias como benefício do evento. “Sempre que temos oportunidade, nos reunimos com outras comunidades em cursos, aulas e assembléias. A gente tem que levar a realidade do povo indígena hoje!”

Com cerca de 800 pessoas cadastradas na comunidade, a presidente aponta também o reconhecimento da tribo para população. “As pessoas de fora [da comunidade] imaginam que a gente tá distante, na Região Norte, mas a gente tá aqui bem perto”, comenta sobre as percepções de palestras e oficinas que faz para visitantes.

Sobre a relação com o mar, a professora já destaca o nome do antigo aldeamento: Iparana – água do mar, em tupi. Segundo ela, até hoje a pesca e a vivência com o mar é diária. É justamente a troca de experiência da relação com o mar que gera expectativa. “Levar a cultura para os mais novos e mais velhos e trocar experiência com outras comunidades é muito importante”, comenta Margarida Tapeba.

Na VII edição, o Encontro promove intercâmbio da cultura litorânea do Ceará (Foto: Divulgação Sesc Ceará)

EIXOS
Considerando diversos aspectos que envolvem a relação entre o homem e o mar, o VII Encontro Sesc Povos do Mar engloba também em seu cronograma cinco eixos: Sabores, Saberes e Saúde; Feito a Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; e Dragões do Mar.

 Novidade da edição, o eixo Dragões do Mar desenvolve práticas de esportes náuticos e atividades que utilizam o mar no tempo livre. Neste eixo, acontecem, por exemplo, corridas de canoas e visitação ao Mara Hope, navio naufragado há 32 anos na costa de Fortaleza.

No Meio Ambiente e Sustentabilidade, questões do clima e de preservação são discutidas com ONGs, associações e representantes das comunidades. Outra pauta do eixo é o Turismo de Bases Comunitárias, com o qual surgiu o projeto Sesc Conversas Flutuantes. Na programação do Encontro Sesc Povos do Mar, o projeto será base para passeio de barco pela foz do Rio Ceará com ensinamentos e vivências que proporcionam a revitalização da região e ressignifica o ofício dos barqueiros e pescadores.

Favorito nos cardápios das cidades litorâneas, os frutos do mar têm afeto para além do paladar durante o Encontro Sesc Povos do Mar. No eixo Sabores, Saberes e Saúde, não só a alimentação litorânea recebe destaque. A medicina tradicional dos povos do mar e os ensinamentos dessas práticas são reconhecidos. Entre as atividades do eixo, está o ensino ao público do método convencional do Camurupim assado na brasa.

Em Cantos, Danças e Brincadeiras, expressões artísticas da comunidade serão trazidas. Dança do coco, reisado, bois e bonecos junto das tradições orais têm como foco chamar a atenção do público para a produção cultural dos povos do mar. Já no eixo Feito à mão, artesanato, ofícios e técnicas das rendeiras são compartilhados com troca de experiências.

SERVIÇO
VII Encontro Sesc Povos do Mar
Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia)
Período: 20 a 24 de agosto de 2017
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 21h
Inscrições: sistemas.sesc-ce.com.br/POVOSDOMAR/
Programação completa: www.sesc-ce.com.br
Informações: (85) 33184918 / 0800 275 5250

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Dia 21/8 (segunda-feira)
8h Vivência Trem litoral Percurso de reconhecimento das praias metropolitanas e suas problemáticas socioambientais. Trecho saindo da Praia de Iparana e indo à Beira Mar de Fortaleza. 60 vagas e inscrições no local.

Dia 22/8 (terça-feira)
16h – Roda de Conversa Histórias e Brincadeiras de Terreiro. Palestrantes: representante do Coco da Vila | Estevão, Aracati; Hugo, representante do coco da Majorlândia, Mestre Moisés, Representante da comunidade do Alagadiço | Trairi, Mestre Representante da comunidade Quixaba.

Dia 23/8 (quarta-feira)
8h – Vivências na Sabiaguaba | Eixo: Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Atividades: Trilha da Sabiaguaba. Ministrante: Rusty de Castro – EcoMuseu do Mangue (Sabiaguaba, Fortaleza)
Conversas Flutuantes no Rio Cocó. Ministrante: Sineide Crisóstomo (Sabiaguaba, Fortaleza)
Sairá um ônibus do Sesc Iparana com destino a Sabiaguaba (Fortaleza), local onde ocorrerá a vivência. Vagas: 15. Inscrição em Iparana.

17h – Crepúsculo – Pôr do Sol na Barra do Rio Ceará ao som de sanfoneiro.
Apresentação da Banda Reggae a Base (Icapuí).

Dia 24/8 (quinta-feira)
8h – Socialização de Prática Alimentar | Eixo Sabores, Saberes e Saúde:
Mariscada do Pontal do Maceió. Local: Cozinha Experimental. Vagas: 25.
Ministrante: Harileide Monteiro

Dia inteiro – Feira “Onde há rede, há renda”: espaço para a exposição, comercialização e troca dos produtos e artesanatos tradicionais confeccionados pelas comunidades costeiras.