Com o objetivo de ampliar a acessibilidade e inclusão da comunidade surda, o curso busca qualificar profissionais para os setores de comércio e serviços.

A cidade do Crato recebe o primeiro curso técnico em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Ceará. Ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), as aulas terão início a partir de 21 de agosto e contam com carha horário total de 1200 horas/aula. O curso, cuja duração é de dois anos e seis meses, contempla o Código de Ética do Intérprete/Tradutor, o Decreto de Libras e a Lei do Intérprete/Tradutor de Libras.

O Censo de 2010 apontou que existem 250 pessoas com algum tipo de deficiência auditiva (Foto: Shutterstock/Photographee.eu)

Com o objetivo de habilitar profissionais que estão em processo de interpretação da língua de sinais, tanto escrita como oral, o curso inclui tempo de estágio para o desenvolvimento de competências, é ministrado por docentes especialistas e atende às diretrizes mais atuais da educação profissional. Alcançada a qualificação, o profissional pode atuar nas áreas de comércio, serviços, turismo, indústria, entre outras.

O Censo de 2010 do IBGE aponta que o Ceará tem cerca de 250 mil surdos ou portadores de alguma deficiência auditiva. Assim, é possível também destacar a inclusão como benefício do curso do curso de Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais.

REGIÃO DO CARIRI

Para Sidarta Cabral, gerente de tecnologia e desenvolvimento educacional do Sesc Ceará, a Região do Cariri é destaque no Estado ao promover o acesso de pessoas com deficiência auditiva em diversos espaços sociais e ao garantir a inclusão prevista na Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. “A região do Cariri foi definida como a primeira para ofertar o curso por ter uma comunidade surda bastante atuante e também ter sido percebida a necessidade de formação de profissionais para atender às demandas sociais e do mercado de trabalho”, afirma.

Já ofertado pelo Senac no Cariri, o curso Libras Básico 160h tem alunos que se destacam em recentes seleções da Prefeitura Municipal do Crato, do Governo do Estado do Ceará e de universidades, pontua Cristiano Saraiva, gerente da unidade Senac no Cariri. “É notório o crescimento pela procura do intérprete em Libras no mercado, tendo em vista a acessibilidade e a inclusão social, valores que norteiam as ações e os projetos desenvolvidos pelo Senac”, diz Saraiva.

INSCRIÇÕES E REQUISITOS

Os interessados devem ter no mínimo 17 anos e ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 3º ano do ensino médio. Para se inscrever, basta ir ao Senac Unidade Crato com cópias autenticadas da identidade, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de matrícula no 3º ano.

SERVIÇO
Curso técnico em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais

Local: Senac Unidade Crato (Praça da Sé, 596 – Centro – Crato)
Investimento: 30 parcelas de R$ 175
Duração: 2 anos e 6 meses
Horários: quinta e sexta-feira, das 18h às 20h, e sábado, das 8h às 12h
Mais informações: (88) 3586 8750