Crianças a partir do cinco anos têm tratamentos diferenciados com o intuito de evitar danos para a vida adulta. Os atendimentos são realizados nas sedes Centro, Fortaleza e Crato. Veja detalhes

Com o objetivo de cuidar da saúde bucal, a Clínica Odontológica Sesc oferece aos comerciários e dependentes serviços de tratamento e prevenção para os dentes, como extração, aplicação de flúor e cuidados com a gengiva. Para as consultas, que podem ser realizadas nas Unidades do Sesc Centro, Fortaleza e Crato, é necessário possuir a carteira do Sesc atualizada e ser comerciário, conveniado ou dependente, usuário ou empresário contribuinte. O atendimento acontece por hora marcada.

As três unidades das clínicas contam com aparelhos de raio-x odontológico para contribuir com diagnósticos e sala de esterilização de materiais, promovendo a qualidade e higienização das ferramentas. Com atuação há 15 anos, a Unidade Centro realiza cerca de 5.100 atendimentos mensais. Já na Unidade Fortaleza, os interessados dispõem de três consultórios com capacidade para 72 atendimentos diários. O valor dos atendimentos pode ser pago à vista ou parcelado no cartão.

Segundo Diego Thiers, cirurgião-dentista e coordenador da Unidade Centro, uma das vantagens do local é o alto índice de conclusão de tratamento, que, de acordo com o cirurgião, é um dos maiores desafios da odontologia. “A conclusão do tratamento significa que paciente chegou com algum comprometimento bucal, mas alcançou um estado saudável”, reforça.

O coordenador também aponta que um diferencial do serviço é o cuidado educativo para a manutenção em casa. O escovódromo, espaço com pias para escovação onde há uma pessoa para orientar, é um dos destaques da Clínica Odontológica Sesc. Nele, pacientes podem aprender a forma correta de escovação e passagem de fio dental em um macromodelo, ensinamentos que contribuem, principalmente, para o atendimento às crianças.

ATENDIMENTO INFANTIL

O atendimento infantil, realizado em crianças a partir de cinco anos, inicia com o condicionamento. O coordenador explica que as crianças precisam de uma adaptação para não apresentar estranhamento. “Primeiro, o profissional apresenta os instrumentos, familiariza a máscara e o óculos, para depois iniciar algo mais invasivo, como uma limpeza, por exemplo”, detalha.

Com o intuito de tratar de melhor a saúde bucal dos pequenos e pequenas, a Clínica Odontológica Sesc realiza a técnica de pulpotomia, que evita a perda dentária, mesmo que os dentes estejam deteriorados por conta de cáries. Thiers explica que, quando um dente de leite está comprometido, pode influenciar o nascimento dos permanentes.  “Às vezes, o único tratamento é a extração, mas ele [dente de leite] é o ‘trilho’ permanente. Se estiver deteriorado, pode causar a forma diferente e ocupação irregular de espaços bucais”, pontua.

A pulpotomia é utilizada para remover a polpa coronária quando é lesionada sem atingir a polpa radicular, estruturas que formam a polpa dentária, parte interna do dente que tem funções nutritiva, sensitiva, defensiva e formativa. Essa retirada evita má oclusão – alteração do encaixe dentário – causada principalmente pela extração dentária precoce.

SERVIÇO

Clínica Odontológica Unidade Centro do Sesc
Atendimentos: de segunda a sexta, das 7h às 21h; sábado, das 8h às 12h
Endereço: Rua 24 de maio, 692
Informações: (85) 3455 2103

Clínica Odontologica Unidade Fortaleza do Sesc
Atendimentos: de segunda a sexta, das 7h às 21h
Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, 1740
Informações: (85) 3464 9303

Clínica Odontologica Unidade Crato do Sesc
Atendimentos: de segunda a sexta, das 8h às 21h
Endereço: Rua André Cartaxo, nº 443 – Crato/CE
Informações: (88) 3523 4444