O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) promove a partir desta segunda-feira, 11, curso de qualificação para jovens em situação de acolhimento institucional

Representantes assinam acordo para promover qualificação de jovens em situação de acolhimento institucional. (Foto: divulgação Fecomércio)

Começam nesta segunda-feira, 11, as atividades da segunda turma do Projeto Abrigar. Por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), em parceria com o Sistema Fecomércio, 20 alunos em situação de acolhimento institucional participam da aula inaugural do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, às 14 horas, na unidade Centro do Senac.

Alguns dos jovens, de 14 a 18 anos, já estão contratados como aprendizes por empresas. A diretora regional do Senac Ceará, Ana Cláudia Martins, destaca o papel do Senac de formar para o trabalho para transformar vidas. “Ao preparar esses jovens para exercerem uma profissão, o Sistema Fecomércio está contribuindo para que eles conquistem sua emancipação, incentivando o protagonismo juvenil.”

O Projeto Abrigar integra uma ampla rede de parceiros que inclui a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Estado do Ceará, a Superintendência Regional do Trabalho do Ceará (SRTE/CE), o Tribunal de Justiça do Ceará, o Ministério Público Estadual, a Federação das Indústrias do Estado (Fiec) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), e o Sistema Fecomércio, por meio do Senac Ceará.

O projeto representa uma oportunidade de acesso à educação profissional de qualidade, contribuindo para possibilidade da transformação de vidas, emancipação, autonomia e protagonismo dos jovens através da formação técnica profissional em Serviços Administrativos. A aula inaugural será um momento de boas-vindas aos jovens, famílias e dirigentes das Instituições de acolhimento, representando um primeiro contato efetivo de todos os envolvidos.

Para a realização da solenidade também foram envolvidos alunos dos cursos regulares de Maquiador, Técnico em Eventos, Gastronomia, e Aprendizagem do Senac-Ce. “A instituição irá promover a vivência e também contribuir para o desenvolvimento das competências desses alunos. Evidenciando ao público presente, os diversos segmentos que o Senac atua para o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Ceará”, destaca Caroline Alves, gerente da Unidade Senac Centro.