Ubajara, São Benedito, Viçosa, Guaramiranga, Redenção, Mulungu, Palmácia, Aquiraz e Beberibe recebem cursos de capacitação em turismo

Segundo o site Mundo de Viagens , Fortaleza foi a décima cidade brasileira mais visitada por turistas. Mesmo com belezas naturais e agitação cultural, engana-se quem pensa que a Capital é o único polo turístico do Ceará. Os cenários paradisíacos do litoral leste do Estado, o aconchego da Serra de Guaramiranga e a regionalidade da região de Ibiapaba chamam também a atenção do público local e de fora.

Para atender turistas do Litoral Leste, como a Praianha (Aquiraz), profissionais serão qualificados pelo Senac. (Foto: Camila de Almeida/O POVO)

E para aproveitar esse potencial turístico, a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur) realiza cursos direcionados ao setor. Como parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), serão formadas 120 turmas e três mil pessoas até março de 2018. O investimento é de R$ 2 milhões. A execução das aulas será pelo Senac.

Juliana Brauner, coordenadora do Prodetur no Ceará, destaca a importância de qualificar profissionais do setor do turismo no Maciço de Baturité, região da Ibiapaba e litoral leste. “São fundamentais principalmente para atender e fortalecer a mão de obra que trabalha nos setores produtivos do turismo. Não apenas o trade turístico, mas o artesão e o comerciante, por exemplo”, defende.

Já a diretora regional do Senac, Ana Cláudia Martins, reconhece a missão da entidade em colaborar para o setor no Estado. “Como instituição responsável pela educação profissional dentro do Sistema Fecomércio Ceará, estamos satisfeitos em contribuir para o fortalecimento do segmento de turismo no interior, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento do Estado”, reconhece.

Cursos
Ao todo são 24 cursos e 120 turmas divididos entre os três pólos. Com destaque estão os cursos de Inglês Básico para Turismo; Elaboração de Projetos Turísticos; Empreendedorismo e Negócios de Oportunidade; Planejamento e Elaboração de Roteiros Turísticos; Boas Práticas na
Manipulação de Alimentos; Sustentabilidade e Cidadania Ambiental, entre outros.

Inscrições
O interessados devem comparecer aos locais de inscrições nos municípios e apresentar documento de identificação com foto, comprovante de escolaridade, comprovante de endereço, comprovação de área de atuação profissional (ex: declaração da empresa, indicando
o cargo exercido). As aulas começam em outubro.

SERVIÇO

Inscrições para o Polo Ibiapaba
São Benedito: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (travessa Nossa Senhora do Carmo, 52 – Centro)
Ubajara: Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Esportes (Rua 31 de Dezembro, 78 – Centro)
Viçosa do Ceará: Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente (Polo Turístico Artesanal e Cultura Igreja do Céu)
Mais informações: (88) 3677 8700

Inscrições para o Polo Maciço de Baturité
Redenção: Secretaria de Cultura e Turismo de Redenção (rua Padre Ângelo, 305 A – Centro)
Guaramiranga: Secretaria de Turismo de Guaramiranga (Praça Teatro Rachel de Queiroz, s/n)
Mulungu: Câmara Municipal de Mulungu (Praça Coletor Bezerra Borges, s/n)
Palmácia: Secretaria de Turismo de Palmácia (rua José Moisés, 400 – Centro)
Mais informações: (85) 3270 5400

Inscrições para o Polo Litoral Leste
Aquiraz: Sede Senac Aquiraz (rua Pedro Brasil, 210 – Centro)
Beberibe: Secretaria de Turismo e Cultura de Beberibe (av. Maria Calado, s/n – Centro)
Mais informações: (85) 3270 5850