Viajar é vivenciar experiências novas. Separamos obras literárias da Editora Senac para
descobrir sabores nacionais e do Brasil afora

Se não deu pra viajar nessas férias, que tal pensar em um destino para as próximas? Seja no Brasil ou em outros países, a gastronomia é um dos elementos que mais chamam atenção dos turistas. O Blog Radar do Comércio separou seis livros para inspirar uma viagem, uma aventura dentro da cozinha, ou até um presente para alguém especial neste final de ano.

Confira a lista abaixo

1. Amo Paris: minha Paris do sabor em 200 endereços, de Alain Ducasse 
Entre destinos nacionais e internacionais, a França e seus pratos clássicos podem ser
encontrados no livro de Alain Ducasse. Ao longo do livro, o chefe apresenta lugares
onde consumir a gastronomia francesa do croissant ao jantar requintado.

2. Os sabores do Alentejo, de Aguinaldo Zackia Albert
Apresentando roteiros para conhecer as cidades do Alentejo, em Portugal, o autor
oferece sugestões de passeios. Além de restaurantes que contam a própria história da gastronomia do lugar, Albert sugere locais com riqueza de patrimônios históricos como museus.

3. Gula d’África: o sabor africano na mesa brasileira, de Flávia Portela
No livro, Flávia mostra as principais receitas africanas adotadas pelo paladar brasileiro. A obra é dividida entre 17 países do continente e conta também com receitas afro-brasileiras.

4. Águas de comer: peixes, mariscos e crustáceos da Bahia, de Raul Lody
Organizado por de Raul Lody, o livro reúne artigos que apontam a importância da alimentação provenientes das águas de rios e mares. Com influência da cultura regional, religião e sociedade, o alimento é típico de comunidades tradicionais que vivem da pesca. Nesse sentido, o leitor pode conhecer histórias e técnicas para o aproveitamento desses alimentos.

5. Do jeitinho de Minas: culinária regional, de Celia Mazzei  e Celma Mazzei
Quando se pensa em culinária mineira, já vem à mente um pão de queijo quentinho ou um doce de leite cremoso. Na obra, as gêmeas Celia e Celma combinam culinária e musicais para dar ritmo de xote, toada e viola às receitas.

6. Em busca dos sabores perdidos, de Nilza Mendonça
Após pesquisa no interior, litoral e serra do Ceará, Nilza separou ingredientes inesperados para compor receitas já tradicionais, a exemplo do mandacaru e da castanhola, vegetais típicos do sertão nordestino.

Confira esses e outros livros no site da editora Senac: editorasenacsp.com.br

Tagged in:

,