Radar do Comércio

Entenda a importância de tratar bem o cliente

Para evitar problemas no atendimento ao cliente, é preciso qualificar os vendedores

Estabelecer uma boa relação com o cliente é essencial para garantir estabilidade no mercado. Com esse foco, é importante adotar algumas medidas, como definir estratégias de venda, além de investir na qualificação dos vendedores.

De acordo com Wagner Forte, consultor do Senac/CE na área de gestão e negócios, o primeiro passo é identificar o público que a loja deseja atingir. “É fundamental compreender o formato do seu empreendimento e quais produtos são vendidos. Tendo esse conhecimento, você tem que observar seus clientes e perceber a forma como eles se comunicam”, explica.

O consultor pondera que existem erros simples, mas graves, que são bastante cometidos pelos vendedores. “Alguns não sabem a forma adequada de tratar os clientes, muitos tratam até como colegas, abrindo mão da postura profissional”, pontua. Além disso, Forte ressalta a necessidade de saber recuar. “Não é recomendável ficar insistindo para que o cliente compre o produto, pois pode gerar constrangimento e prejuízo para sua marca”.

Para não haver esses problemas, Wagner Forte recomenda que a empresa invista em qualificação profissional. “Deve ser algo contínuo, principalmente se existe bastante rotatividade no quadro de funcionários.  É necessário que a empresa estabeleça um cronograma de treinamento”. O consultor ressalta que o bom atendimento gera bons frutos. “O cliente satisfeito tanto retorna à loja como a indica para quem ele conhece”, pontua.

Pósvenda
Além de garantir um bom tratamento para o cliente no momento da compra, Wagner Forte destaca que, para se destacar no mercado o pós-venda faz toda a diferença. “É importante fazer um contato com o cliente após a compra para saber se ele está satisfeito, se há sugestões de melhoria ou se deseja algo a mais, construindo assim uma boa relação e, até mesmo, alavancando novas vendas”.

Cursos na área
De acordo com o Senac/CE, novos cursos voltados para vendas serão lançados na nova programação, a partir de maio, no Ceará. Na modalidade de ensino a distância, a instituição está com inscrições abertas para cursos como Ações Eficazes em Vendas, Estratégias de Negociação, e Promoção e Negociação Internacional com foco na Exportação.   Para mais informações e inscrições, acesse o site  http://www.ead.senac.br/.

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