(Foto: Divulgação)

A programação é gratuita, aberta ao público e conta com palestra, oficinas e rodas de conversa com profissionais que trabalham com o tema

Parcela significativa da população cearense, com mais de dois milhões de indivíduos, as Pessoas com Deficiência (PCD) buscam cada vez mais os seus direitos. Nesse aspecto, a representatividade nos espaços sociais é fundamental para fortalecer a autonomia e prover igualdade de oportunidades. Assim, até sexta-feira, 21 de setembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará realiza a Semana da Acessibilidade.

Serão realizadas diversas atividades, visando sensibilizar alunos, ex-alunos, colaboradores e a comunidade em geral sobre a importância de uma escola acessível a todas as pessoas, bem como da relevância da inclusão produtiva destes na sociedade. A programação conta com palestra, oficinas e rodas de conversa, trazendo sempre profissionais que trabalham cotidianamente com as temáticas.

Desde 2014 já houve crescimento de PCDs nos cursos ofertados pelo Senac/CE, com uma média de 100 pessoas por ano, acessando às diversas unidades disponíveis no Estado. “São pessoas com deficiência motora, intelectual, surdas, cegas e surdocegas em busca de cursos de qualificação profissional e aperfeiçoamento de suas habilidades, que buscam o Senac devido à credibilidade e condições de acesso que a escola oferece para as pessoas, como intérprete de libras, plataforma elevatória, rampas, piso tátil, sinais em braile e material didático acessível”, esclarece Alcilane Mota, gerente da unidade Senac Centro.

Programação Semana da Acessibilidade:

20/09 (15h às 17h) – Roda de conversa – Dialogando sobre boas práticas que contribuem para um ambiente acessível
Instituição convidada: Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará – CREAECE

21/09 – (15h às 17h) – Roda de conversa – Mitos e verdades sobre o Autismo
Apoio: Associação Pintando Seteazul

Serviço:
Semana da Acessibilidade
Quando: De 17 a 21 de setembro
Onde: Senac-CE – Unidade Centro (Av. Tristão Gonçalves, 1245)
Informações: 3270 5400