Foto: divulgação

O patchwork utiliza diversos elementos para criar obras únicas. Conheça técnica de costura na qual nada é desperdiçado

Tesouras, máquinas de costura, moldes, tecidos e muitas cores. Patchwork é uma técnica usada na costura que une retalhos de tecidos e pode ser feita tanto manualmente como nas máquinas. Estes podem ser usados em bolsas, colchas de cama, travesseiros e são de uma variedade infinita.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) disponibiliza curso de patchwork com uso da técnica Crazy. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas tanto por telefone quanto pelo site do Serviço. Lindimarcia Ramires, instrutora do curso, informa que esse método reaproveita pedaços de tecido que seriam descartados.

Lindimarcia afirma que o patchwork possui várias técnicas, mas a Crazy, em especial, é pensada em cima do tema da sustentabilidade, que além de reaproveitar os matérias, ainda estimula no aluno a capacidade de inventar. “É um processo criativo em que o aluno depois que se desenvolve na técnica, é inserido na moda ou decoração. Ele não tem limite, ele vai criando, podendo cobrir um tênis velho, fazer decoração de cozinha, telas. O mais gratificante é ele descobrir o que é capaz de desenvolver.”

Suraya Benevides, ex-aluna do curso, informa que o conheceu pela internet e teve a curiosidade despertada. “Quando cheguei eu percebi que algumas pessoas já conheciam o patchwork, eu não sabia nada e me senti perdida”, relata. Apesar de, no começo, ter medo de errar, a ajuda dos colegas e da professora mostrou a capacidade de desenvolver seu potencial, mesmo tendo chegado sem saber costurar. Outro aprendizado de Suraya foi o de valorizar trabalho dos artesãos.

O curso promovido pelo Senac/CE proporciona ao aluno manusear máquinas, modelar e montar, criar bolsas artesanais, colchas de cama, telas e etc. “Ele aprende desde o corte ao pegar da agulha e saber montar o produto, além de ser trabalhada a sustentabilidade”, diz a instrutora.

Serviço
Curso: “Patchwork – Técnica crazy”
Onde: Senac Centro, Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro
Quando: 8 a 30 de outubro – (segunda à sexta-feira, das 13 às 17 horas)
Carga horária total: 60 horas
Pré-requisitos: 17 anos e Ensino Fundamental Completo

Mais informações:
(85) 3270 5400
cursos.ce.senac.br