Foto: Freepik

Para quem não possui conhecimento básico em informática, cursos são oportunidade para mostrar um mundo de possibilidades para os idosos

Viver sem internet pode ser algo impensável para as novas gerações. Porém, para muitos idosos, o mundo digital ainda é um desafio a ser enfrentado. Em um período no qual diversas transações e atividades só podem ser realizadas com uso do computador, o aprendizado proporciona autonomia para esse segmento da população.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) disponibiliza os cursos de “Informática para a terceira idade” e “Internet para a terceira idade”. O primeiro tem como foco ensinar a utilizar ferramentas básicas. “Os alunos aprenderão a usar o sistema operacional Windows, o editor de textos Word e o navegador de internet”, diz Niedjia Costa, instrutora do Senac. Já o de internet é voltado à navegação e utilização dos diversos serviços online.

A instrutora diz que a maioria dos alunos chega sem saber o básico de informática. “Alguns não sabem usar o mouse ou o teclado e precisam aprender [a utilizá-los] para entrar ou voltar ao mercado de trabalho”, relata. E por fim, aprendem a usar ferramentas de texto e imagem além de usar a internet para buscas de receitas e vídeos.

Eliane Moura, 59, é ex-aluna dos cursos de Informática para a Terceira Idade e Internet para a Terceira Idade. Ela diz que dificuldades para realizar tarefas como enviar e-mails, comprar uma passagem e fazer buscas a levaram a procurar os cursos do Senac.

Sobre a experiência no curso, a aposentada relata: “a professora tem paciência, ela vai de acordo com a necessidade do aluno, isso ajuda bastante”. Eliane informa que, hoje, já possui uma independência, consegue responder seus e-mails e faz buscas de maneira eficiente, além de saber usar as ferramentas do computador, como processadores de texto, por exemplo. “Eu dependia sempre que alguém me ajudasse, hoje eu faço sozinha”, pontua.

Eliane também incentiva os amigos a irem buscar novos conhecimentos, inclusive a própria mãe, de 80 anos. De acordo com a aposentada, “a informática hoje é necessária, principalmente para terceira idade, que se sente isolada. Eu moro só, mas eu não me sinto sozinha, porque chego em casa e vou ver minhas redes sociais, sei o que acontece no mundo. Digo para todos fazerem também”, finaliza.

Serviço
Curso Internet para a Terceira Idade
Onde: Senac Centro – Avenida Tristão Gonçalves, 1245.
Quando: de 5 a 13 de novembro
Horário: segunda a sexta, das 13 às 16 horas
Carga horária total: 20 horas/aula

Curso Informática para a Terceira Idade
Onde: Senac Centro – Avenida Tristão Gonçalves, 1245.
Quando: de 15 de outubro a 16 de novembro
Horário: segunda a sexta, das 13 às 16 horas
Carga horária total: 66 horas/aula

Mais Informações:
(85) 3270 5400
cursos.ce.senac.br