Com tudo para seguir carreira acadêmica, Victor Alen resolveu investir no humor e hoje é sucesso na área (Foto: Divulgação)

Partindo do mundo acadêmico, ele entrou para o mundo da comédia aos 19 anos e conquistou seu espaço

Uma história que parte de cometas, planetas e cálculos para chegar a palcos e muitas gargalhadas. Victor Alen é um dos nomes que vêm ganhando destaque, nos últimos anos, no cenário do humor cearense. Mas antes de se tornar uma estrela da comédia, o interesse dele era por outro tipo de astro. Aos 16 anos, Victor já dava aulas para equipes que se preparavam para as olimpíadas internacionais de Astronomia. Daí o caminho para a carreira acadêmica era claro na mente dele. Fez faculdade de Física e continuou dando aulas por um tempo.

Mas o caminho de Victor não seria tão simples. “Nunca me atentei apenas a ficar em um só lugar ou uma só atividade”, conta. Essa inquietação fez com que ele se dedicasse a diversas atividades, incluindo abrir uma produtora de eventos e ser dono de um bar. No entanto, foi a veia cômica que falou mais alto. Em 2010, quando tinha apenas 19 anos, Victor começou a fazer stand-up comedy, um estilo de humor em que o comediante se apresenta sozinho, sem acessórios, cenários ou caracterização.

Sem abandonar a comédia em pé, da qual é um dos pioneiros no Ceará, ele foi passou a escrever roteiros, atuar em peças, fazer programas de rádio e até participações no cinema, estreando no sucesso Cine Holliúdy 2 (2018) e já tendo gravado Cabras da Peste, com lançamento previsto para este ano. Nesse caminho, conheceu grandes nomes da comédia nacional e fez apresentações com vários deles.

Mas, mesmo com os bons ventos na carreira, Victor ainda tinha desafios a superar. Um deles era não saber falar inglês, o que poderia trazer inconvenientes não só na vida profissional, mas também nos planos pessoais dele: “Eu sentia a necessidade do inglês desde moleque”, explica. Desde os materiais de estudo de Astronomia até a paixão por viajar, Victor sabia que precisava do idioma.

“Se os seus sonhos ultrapassam a barreira da língua, você tem que saber o idioma certo para continuar”, conta ao explicar que confiou no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) para ajudá-lo nesse desafio porque ouviu boas referências sobre a instituição. Ele completa contando a diferença que o idioma fez na sua vida: “O inglês é a língua do mundo. Se você quer se destacar em qualquer área, os melhores livros e cursos serão em inglês. Comigo não foi diferente”.

Apesar de ter conquistado muito em pouco tempo, a carreira de Victor Alen ainda tem muito espaço para crescer. E se depender de sua vontade, isso vai continuar acontecendo rápido. Com tanta disposição para trabalhar e abraçar novos desafios, ele é uma das grandes apostas da nova geração do humor no Ceará.

Referência em Idiomas
As qualidades que fizeram com que o Victor escolhesse o a instituição para ser sua escola de idiomas estão prestes a ganhar um reforço de peso. Os cursos de inglês, francês e espanhol, que são realizadas no Senac Aldeota, passarão a integrar o Senac Reference. A nova unidade, que será inaugurada em agosto, é uma proposta inovadora, inspirada nas mais modernas ambientações educacionais.

O projeto une instalações sofisticadas com parcerias de peso para estimular a aprendizagem e ser ainda mais referência em educação profissional no Brasil. Na área de idiomas, a unidade terá, além dos cursos regulares, ações de conversação, imersões e cursos avançados.