sorvete de sabor abacate

Instrutor de Gastronomia do Sena/CE, Matheus Vieira ensina a fazer um delicioso sorvete de abacate (Foto: Divulgação)

Aprenda a fazer em casa uma receita saborosa e refrescante

Você sabia que nessa segunda-feira, 23 de setembro, comemora-se o Dia do Sorvete? A escolha da data não foi por acaso! Isso porque é justamente nesse período do ano que as temperaturas no Brasil começam a subir e, consequentemente, há um aumento no consumo. O início da Primavera, aliás, acontece justamente no dia 23/09. Mas faça chuva ou faça sol, o sorvete cai bem o ano todo, ainda mais no Ceará, onde os termômetros estão sempre nas alturas.

E para celebrar, que tal você mesmo preparar um sorvete em casa? Quem dá a receita é Matheus Vieira, instrutor de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). Ele revela, ainda, o segredo para o sorvete perfeito. “Ele precisa ter uma textura macia, ou seja, não pode ter cristais de gelo. A forma como derrete também faz toda a diferença quando se pensa na qualidade. O ideal é que esse processo ocorra com uma certa vagareza. E para fazer em casa, aposte também nos ingredientes naturais”, comenta

Anotou as dicas? Pois confira a receita a seguir e comemore o Dia do Sorvete em grande estilo.

Sorvete de abacate
Ingredientes:
1 abacate bem maduro
30 ml de suco de limão
1 caixa de leite condensado
300 ml de leite integral

Modo de fazer:
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes por 1 minuto. Despeje em um recipiente refratário e leve ao congelador por 3 horas. Sirva com frutas picadas ou chantilly.