teclado de computador

Lançamento da Inovacom contará com a palestra Gustavo Zevallos, CEO da IXL-Center (Foto: Divulgação)

Com a inauguração do Inovacom, o Senac Reference também vai se tornar um núcleo de inovação para o comércio de produtos, serviços e turismo

A recém-inaugurada escola avançada de educação profissional do Ceará, o Senac Reference, deve se tornar também núcleo de inovação para o comércio. O Inovacom, Hub de Inovação do Comércio, é apoiado pela Fecomércio Ceará com o objetivo de atrair empresários, lideranças estratégicas no setor e formar um ambiente de estímulo à modernização dos serviços e das empresas cearenses.

O Inovacom deve promover encontros entre lideranças locais e consultores em palestras sobre Economia Criativa, Design, Coworking, Cidades Inteligentes, Financiamento de Startups, Profissões do Futuro e Mercado de Trabalho. O primeiro deles acontece no dia 6 de novembro, às 19 horas, com a palestra “Transformando Inovação em Resultados”, de Gustavo Zevallos, CEO no Brasil da IXL Center, uma das maiores consultorias de inovação excelência e liderança em todo o mundo. No evento, serão lançadas novas opções de cursos que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) ofertará a partir de 2020, tendo em vista as tendências no comércio de produtos, serviços e turismo e a formação de novas competências para o mercado.

As ações do Hub de Inovação se estendem em encontros bimestrais no Senac Reference, atraindo grupos com o propósito de consolidar a aproximação entre sindicatos patronais, governos, empresários, instituições de ensino superior, entre outros atores. O consultor de relacionamento institucional do Senac Ceará, Luis Antônio Rabelo Cunha, aponta que o passo inicial é desenvolver a cultura de inovação e contribuir para que o empresariado acompanhe de perto as mudanças, sendo uma das principais o crescimento do comércio eletrônico. “O varejo virtual tem crescido a uma taxa média superior ao varejo físico nos últimos anos. Acreditamos que todas essas mudanças não permitem adiar a decisão de inovar”, afirma.

A Fecomércio representa mais de 150 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo e tem concentrado esforços para a atualização deste setor, que representa mais de 75% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Em março de 2019, criou a Câmara de Desenvolvimento e Inovação, que tem realizado missões técnicas para conhecer centros de inovação em todo o mundo. Entre 28 de outubro a 1º de novembro, o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, visita o Vale do Silício, principal polo de inovação em todo o mundo.

“Estamos buscando o que há de mais novo, a vanguarda, para trazer informações relevantes e necessárias para o Inovacom. Queremos fazer chegar aos empresários essas tecnologias, processos e a forma mais atual e dinâmica de fazer negócios. O Hub de Inovação do Comércio se coloca como ponto de encontro para profundar essas questões e trazer pessoas que estão falando sobre o tema”, afirma o presidente.

O Senac é a maior referência em educação profissional no Ceará, forma anualmente 40 mil alunos e tem assento em projetos de desenvolvimento para o Estado, como o Cluster Econômico de Inovação, voltado a identificar oportunidades de negócios em todas as regiões. A unidade Reference, além de sediar o centro de inovação, vai lançar cursos voltados para o atual cenário do comércio e novas competências para o mercado.

Palestra de lançamento
“Transformando Inovação em Resultados” é o tema que o CEO Gustavo Zevallos vai explanar no Senac Reference, no lançamento do Inovacom, no dia 6 de novembro. Gustavo tem mais de 25 anos de experiência em consultoria de gestão, fazendo projetos em estratégia, marketing, organização, integração pós-fusão e inovação. É diretor executivo da IXL-Center e responsável pela sua operação brasileira (CEO do Brasil).

Formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, tem MBA na Escola Wharton, centro de formação da Universidade da Pensilvânia. Também é autor do livro 101 Inovações Brasileiras, no qual mapeia histórias de inovações, com intuito de ajudar no aprendizado de conceitos com exemplos práticos e didáticos. Antes de ingressar na IXL Center, Gustavo trabalhou como consultor em companhias internacionais de consultoria, como a McKInsey e o Boston Consulting Group. Foi sócio da E&Y e da Monitor, onde liderou a Prática de Inovação na América Latina. Também ocupou cargos executivos em planejamento estratégico, marketing e finanças em empresas de bens de consumo, foi vice-presidente de desenvolvimento de negócios Brasil – Newell Rubbermaid e na eletrônica Whirlpool nos Estados Unidos e Sharp Brazil.

Faça as inscrições pelo site